A 4ª edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (FLIPELÔ) começa no dia 10 de dezembro e será totalmente virtual. Todas as mesas redondas e painéis de debates serão transmitidos pelo canal do evento no youtube.
Toda a programação do evento está disponível no site da FLIPELÔ. Serão realizadas mesas de debate, saraus, espetáculos lítero-musicais, contação de histórias e oficinas. A edição deste ano homenageia o próprio Pelourinho, que fica no Centro Histórico da capital baiana.
Haverá ainda atividades formativas, que serão realizadas em formato de oficinas ou rodas de conversas. As vagas são limitadas e serão transmitidas pela plataforma Zoom. Interessados devem acessar as salas virtuais no dia e horário de cada proposta. As inscrições para as atividades formativas são realizadas, gratuitamente, pela plataforma Sympla.
A partir de segunda-feira (7), até dia 11, escritor e editor paranaense Thiago Tizzot vai ministrar uma oficina de criação literária: ‘O Poder da Fantasia, mas o Trivial Também Cria’, sempre das 14h às 16h. Serão disponibilizadas 30 vagas, para pessoas com idade mínima de 12 anos.
O escritor Augusto Pessoa, do Rio de Janeiro, ministrará a oficina ‘Noções de Narração de História’, nos dias 11 e 12 de dezembro, das 10h às 12h. Serão disponibilizadas 30 vagas, para pessoas com idade mínima de 18 anos.
Já escritor e poeta baiano Sandro Sussuarana vai ministrar a oficina ‘Como Criar Saraus nas Quebradas?!’, também nos dias 11 e 12, das 10h às 12h. Curso terá 30 vagas, para pessoas com idade mínima de 12 anos.
Fechando a programação, a professora e doutora em Letras pela Universidade da Bahia (Ufba), Rosinês Duarte, vai realizar três rodas de conversas. No dia 11, das 15h às 17h, ‘Leituras de Antônio Torres: Vem Conversar!’.
No dia 12, das 15h às 17h, a roda de conversa será sobre o escritor Luiz Gama. Já no dia 13, das 15h às 17h, os participantes irão conversar sobre a escritora Cecília Meirelles. Serão 15 vagas para cada roda de conversa, para pessoas com idade mínima de 15 anos.