Meio quilo de nitrato – elemento químico usado para praticar explosões – e 250 metros de fio de cordel foram apreendidos por equipes da Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (Cippa) de Lençóis, com um homem de 52 anos, suspeito de usar o material para implosão irregular de pedreiras e extração de minério. Caso aconteceu na manhã de quarta-feira (26), em Oliveira dos Brejinhos, no Oeste do estado.
Conforme detalhou o comandante da unidade, major George Porto, denúncias recebidas sobre o uso ilegal dos explosivos na localidade conhecida como ‘Chapada de Cima’, ajudaram os PMs na apreensão.
“Encontramos o material com ele e questionamos sobre as autorizações ambientais para a prática de extração de minério, bem como as notas fiscais da aquisição do produto. Ele não possuía nenhuma documentação e por isso foi conduzido”, detalhou o oficial.
Ainda segundo o major, o homem acabou infringindo a Portaria número 147 do Comando Logístico (Colog) do Exército Brasileiro – responsável por monitorar os procedimentos administrativos para o exercício de atividades com explosivos, seus acessórios e produtos que contêm nitrato de amônio – e o artigo 251 do Código Penal por expor a perigo a vida, a integridade física ou o patrimônio de outrem, mediante explosão.
“Esses explosivos são os mesmos usados contra bancos”, completou.
O homem foi conduzido para a Delegacia Territorial (DT) de Oliveira dos Brejinhos. Conforme o delegado substituto, Antônio Rosélio Marques, ele foi autuado por fabricar, fornecer, adquirir, possuir ou transportar sem licença da autoridade substância ou engenho explosivo, gás tóxico ou asfixiante.