O Estado da Bahia inaugurou, nesta terça-feira (6), um conjunto de obras que reforçam a estrutura do Hospital Ana Nery (HAN), no bairro da Caixa d’Água, em Salvador. Foram entregues a reforma e ampliação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Cardiológica Infantil, a implantação da farmácia para pacientes, além da requalificação do laboratório, auditório e da agência transfusional. O investimento total, entre obras e equipamentos, foi de mais de R$ 8 milhões. Ainda na ocasião, foi anunciada a aquisição de mais um equipamento de hemodinâmica que vai se juntar aos outros dois já existentes.
O Hospital Ana Nery é uma unidade de ensino, referência no estado em procedimentos de alta complexidade e reconhecido pela excelência e referência nas áreas de cardiologia, nefrologia e cirurgia vascular. A UTI Cardiológica Infantil passou de oito para 12 leitos pediátricos e 7 neonatais, voltados para bebês até 29 dias, aumentando a capacidade e a qualidade da assistência em alta complexidade e dobrando o volume de cirurgia mensais.
A nova farmácia vai atender os pacientes que necessitam de medicação para tratamento renal. “Nós temos dado uma super atenção a essa comunidade. O HAN é um dos poucos hospitais da rede pública que mantém um programa interno de hemodiálise, que dá suporte também ao programa dedicado a transplante cardíaco. Recentemente, recebemos o selo de qualidade. Nós somos o hospital transplantador mais importante da Bahia e um dos mais importantes do Nordeste”, afirmou o diretor geral do Ana Nery, Luiz Carlos Passos.
A nova estrutura do auditório recebeu novas cadeiras e outros equipamentos e é voltada principalmente para as atividades de ensino e formação, já que o HAN é um hospital com residência médica. A agência transfusional tem como função armazenar sangue e seus derivados, realizar exames imuno-hematólogicos pré transfusionais, além de liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões nos setores do hospital. A unidade conta com posto da Fundação Hemoba para coleta de doações. O novo laboratório tem uma área de biologia molecular que apenas o Laboratório Central da Bahia (Lacen) oferece em iguais condições.
O Hospital Ana Nery é gerido pela parceria entre a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), através da Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão (Fapex). Ao longo de oito anos, o Estado da Bahia vem implantando melhorias para aumentar a capacidade e qualidade dos serviços de saúde na unidade.