A Prefeitura de Salvador tem investido em ordenamento e melhorias da estrutura para os cerca de 1 mil feirantes licenciados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) e que atuam em 19 espaços espalhados por bairros diversos. No Dia do Feirante, celebrado nesta sexta-feira (25), a gestão municipal destaca os investimentos para melhorar as condições de trabalho desta categoria.
Um dos exemplos de investimentos feitos nos últimos anos é a nova Feira do Cortume, na Cidade Baixa, que está com obras avançadas de requalificação. São mais 112 boxes para esses profissionais que buscam o sustento da família e, claro, mantém o legado de uma das profissões mais antigas e essenciais para a população. As obras estão na fase final e devem ser entregues até o final de setembro.
Emocionada, dona Luzineide Silva, 49 anos, uma das 239 permissionárias do Núcleo de Abastecimento, Comércio e Serviços (NACS), de Itapuã, localizado na Avenida Dorival Caymmi, fala orgulhosa sobre ofício que há anos sustenta sua família e oportunizou o ingresso da filha à faculdade de engenharia. “Eu tenho orgulho, tiro meu ganha pão deste local, é um trabalho que herdei de meus pais”, conta. Minha filha está se formando na faculdade e tudo só foi possível porque tenho meu trabalho”, disse.
Feirante há mais de 30 anos no mesmo local, Valdelice Santos, 55 anos, oferece produtos típicos da culinária baiana: quiabo, azeite de dendê, leite de coco, entre outros. O sentimento da comerciante também é de gratidão. Faz questão de agradecer pelo espaço concedido pela Prefeitura. “Este local é de grande auxílio, graças a Deus eles estabeleceram essa feira para que possamos continuar sobrevivendo e provendo as despesas de nossas famílias”, enfatizou.
Para a vendedora, sua profissão tem papel fundamental na oferta de serviços à população. “As pessoas buscam nas feiras mercadorias como carnes, frutos do mar, temperos, hortifrúti, entre outros itens essenciais. Além dos preços acessíveis e um local amplo para realizar as compras”, diz.
As ações e investimentos em feiras populares são destacadas pelo secretário da Semop, Alexandre Tinôco. Sobre a categoria, ele faz questão de parabenizar o trabalho dos feirantes. “O Dia do Feirante é uma homenagem para esses guerreiros que, acima de tudo, trabalham cedinho nas feiras de nossa cidade. A Prefeitura vem buscando melhores condições de trabalho, oferecendo espaços mais seguros, confortáveis para que os feirantes possam atender bem seus clientes”, pontuou.
Feira do Curtume – A obra da nova Feira do Curtume, localizada na Calçada, está em fase final. De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas de Salvador (Seinfra), os serviços já estão 90% concluídos. Até o final de setembro, a obra deve ser entregue à população. A estrutura de 3 mil m2, contempla 112 barracas, oito boxes, além dos banheiros, uma área de carga e descarga das mercadorias.
Cadastro – A Semop possui um cadastro de reserva que é preenchido de acordo com a desistência dos profissionais atuais. Para licença nas feiras regulares é necessário o preenchimento da solicitação, através do formulário de Requerimento de Feirante, retirado na Coordenadoria de Feiras e Mercados (CFM), na Avenida Cardeal Avelar Brandão Vilela, 2562. O solicitante também deve entregar uma foto 3×4, cópias do RG, CPF, comprovante de residência, atestado de Saúde Ocupacional (ASO) e certidão negativa de débitos, emitida pela Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz).