Com o propósito de incrementar o nível de treinamento e elevar a prontidão de navios, submarinos e aeronaves da Esquadra brasileira, a Marinha do Brasil (MB) inicia, nesta segunda-feira (18), a Operação “Tropicalex 2023”. O exercício acontece na área marítima compreendida entre Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), até o dia 29 deste mês.
Serão realizados diversos exercícios e manobras no mar, que contemplam operações de guerra naval, tais como ações de superfície, aéreas, de submarinos, de guerra eletrônica e de guerra cibernética, além de Patrulha Naval na Amazônia Azul.
“Durante a Operação ‘Tropicalex’, serão realizados exercícios de maior complexidade e intensidade, ampliando os níveis de treinamento das tripulações dos nossos navios e aeronaves em todos os ambientes da guerra moderna”, destacou o Contra-Almirante André Luiz de Andrade Felix, Comandante da 2ª Divisão da Esquadra, que está à frente do Grupo-Tarefa que comanda a Operação.
Nessa edição da “Tropicalex”, a MB utilizará o Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, o Capitânia da Esquadra, as Fragatas “Constituição”, “Independência” e “União”, os submarinos “Tikuna” e “Riachuelo”, além de sete aeronaves, sendo duas de asa fixa AF-1 Skyhawk e cinco helicópteros: dois SH-16 Seahawk, um AH-15B Super Cougar, um AH-11B Wild Lynx e um UH-12 Esquilo. Também participam aeronaves P-3AM, da Força Aérea Brasileira.
Os navios atracarão no porto de Salvador (BA) e, no dia 24, estarão abertos à visitação pública no período de 09h às 16h.