Na próxima segunda-feira (9), a Diretoria de Promoção à Saúde e Proteção Animal de Salvador (Dipa), vinculada à Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), vai realizar uma ação especial, voltada para cães e gatos fêmeas, em alusão ao Outubro Rosa. Serão 40 vagas ofertadas no total para cirurgia de retirada de tumores mamários em animais, realizadas na Clínica Veterinária UPA Animal de Brotas. A iniciativa seguirá até quarta-feira (11).
Para ter acesso às vagas, o tutor deverá encaminhar um e-mail para o endereço diretoria.animal@salvador.ba.gov.br com fotos do tumor, fotos do RG/CPF e comprovante de residência, além de contato telefônico. A triagem será realizada de forma on-line pelos veterinários da diretoria, que posteriormente entrarão em contato para informar a data da consulta médica.
O projeto acontece pela primeira vez em Salvador com o objetivo de diminuir casos diagnosticados como tumor mamário em cadelas e gatas. Além dos procedimentos cirúrgicos, os animais terão acesso a consultas, exames de imagem como ultrassom e eletrocardiograma, exames de sangue e revisão pós-operatória.
De acordo com a diretora da Dipa, Michele Holanda, muitas fêmeas são acometidas por essa enfermidade, a maioria delas devido ao uso errôneo de anticoncepcionais, algo que poderia ser combatido com a castração. “Sabemos que nem todos os tutores possuem condições financeiras de arcar com os procedimentos cirúrgicos, então montamos essa estratégia que, além da retirada da cadeia mamária para evitar a propagação do tumor, a fêmea também poderá realizar a cirurgia de castração no mesmo momento”, explica.