HomeCidadePrefeitura inaugura 1º SAC Náutico do país para impulsionar economia do mar...

Prefeitura inaugura 1º SAC Náutico do país para impulsionar economia do mar e simplificar processos do setor

A Prefeitura de Salvador inaugurou nesta segunda-feira (9) o SAC Náutico, equipamento que tem o objetivo de fomentar a economia do mar, favorecendo a atração de investimentos, a melhoria do ambiente de negócios e a intensificação da geração de emprego e renda neste setor. A entrega foi feita pelo prefeito Bruno Reis e pela secretária de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes, durante evento no Doca 1 (Polo de Economia Criativa), no Comércio, onde o SAC está instalado.

O projeto é pioneiro no país e tem como parceiras a Marinha do Brasil (MB), representada pela Capitanias dos Portos, a Receita Federal e a Polícia Federal. O SAC Náutico visa integrar todos os procedimentos relacionados com a atividade náutica, permitindo a redução do entrave burocrático e a simplificação dos processos, facilitando os trâmites do público que integra o universo náutico. A nova unidade tem o objetivo, por exemplo, de agilizar o atendimento de condutores e embarcações, concentrar informações, regulamentar documentação, promover a realização de negócios e permitir a fiscalização adequada.

Hoje, a economia do mar está em ascensão no país, movimentando em torno de 1 bilhão de dólares e gerando mais de 120 mil empregos diretos. Somente entre 2020 e 2021, a atividade cresceu cerca de 25% no Brasil. Na Bahia, embora o potencial seja imenso, o setor representa apenas 5% do PIB do estado, que tem mais de 1.200 quilômetros de litoral.

Bruno Reis destacou que a gestão municipal tem feito esforços para estimular novos vetores de crescimento na cidade, e o setor náutico é um deles. Ele citou ainda os setores de saúde, com a chegada de grandes hospitais, o de tecnologia e inovação, que tem recebido incentivos fiscais e conta com a presença do Hub Salvador, no Comércio. Já há também a previsão de construção do Centro de Controle e Operações (CCO) e de um novo Hub no Subúrbio.

“Então, ao inaugurar o SAC Náutico, a gente vai estimular um outro vetor de crescimento econômico. O SAC vai ser mais um case de sucesso. É o primeiro do Brasil, um produto made in Salvador. Nós temos aqui essa linda Baía de Todos os Santos, a baía mais navegável do mundo. Estamos investindo em infraestrutura, fazendo pieres, rampas, sinalização náutica, e agora com o SAC estamos consolidando o serviço”, afirmou.

O prefeito destacou que, com o SAC Náutico, Salvador será a melhor porta de entrada para embarcações no país. “Estará atuando no SAC a Prefeitura, a Capitania dos Portos, a Polícia Federal e a Receita Federal. Então vai ser a melhor entrada no Brasil para as embarcações internacionais, porque em outras cidades tem que se deslocar três, quatro, cinco órgãos em locais distintos. Aqui não, o serviço estará em apenas um único local, e isso faz com que milhares de regatas, de veleiros, de navios venham para Salvador”, salientou.

Ele ainda elencou uma série de ações desenvolvidas pela Prefeitura nos últimos anos para impulsionar o setor, além dos investimentos em infraestrutura. Estão na lista a criação do Comitê Náutico, em 2021, o patrocínio à regata Aratu-Maragojipe e à regata da Primavera, a parceria com o Cimatec Mar e a realização do Salão Náutico Salvador com Grand Pavois, que acontecerá na Bahia Marina de 14 a 19 de novembro.

Potencial – A secretária Mila Paes salientou que há hoje cerca de 40 mil veleiros navegando no mundo. “Salvador e a Bahia estão fora desse roteiro. Então, pensar em desenvolver a atividade náutica, em atrair eventos internacionais, atrair regatas internacionais, é fazer parte de um mercado que existe e que tem grande potencial”, afirmou.

Ao ressaltar a importância para a economia, Mila Paes pontuou, por exemplo, que um barco acima de 25 pés gera três empregos diretos. No caso do turismo, um visitante embarcado permanece mais tempo no destino e gasta 5 vezes mais. Ela ainda ressaltou que, com o SAC Náutico, a ideia é atrair para a capital baiana estaleiros. “Quando a gente fala da atividade náutica, a tributação na operação e na manutenção é cinco vezes maior do que na venda. Então, para além de trabalhar a venda, para além de atrair estaleiros para Salvador, a gente tem uma atividade que pode e deve ser fomentada, porque ela gera emprego e dinâmica econômica”, frisou.

O vice-almirante da Marinha Antonio Carlos Cambra, comandante do comandante do 2º Distrito Naval, disse que o SAC Náutico posiciona Salvador como um polo de atração de investimentos e de turistas por meio do mar. “O SAC Náutico consegue congregar todos os serviços necessários para receber esse turista estrangeiro, além também de prestar serviços para os próprios soteropolitanos. Então a Marinha se sente muito honrada em participar dessa iniciativa”, afirmou, ressaltando ainda a iniciativa de pensar a economia do mar e explorar os recursos do mar de forma sustentável “para deixarmos ele como patrimônio para gerações futuras, mas também trazendo bem-estar e gerando emprego com a população”.

O velejador Aleixo Belov, famoso por suas voltas ao mundo a bordo de veleiro, participou da inauguração do SAC Náutico e relatou as dificuldades encontradas em alguns países. “Eu que naveguei pelo mundo ficava muito preocupado quando chegava num país novo e não sabia como ia fazer a entrada da pessoa e do barco. Em alguns lugares era fácil, era num lugar só, em outros lugares era em três, quatro lugares. Na Indonésia foi o pior lugar, eu tive que visitar oito escritórios diferentes, nem todos estavam perto, tinha que pegar até táxi. Passava o dia todo, até um dia e meio para conseguir fazer isso”, contou.

“Então eu garanto a vocês, pela experiência que eu tenho, que esse SAC vai ser da maior utilidade para os navegadores, para eles se sentirem bem acolhidos na cidade do Salvador, que é a capital da Amazônia Azul”, afirmou Belov, que visitou mais de 60 países durante suas viagens pelo mar.

Capacitação – Durante a inauguração do SAC Náutico, também foi lançada a Trilha Náutica de capacitação, que ficará sob responsabilidade da Semdec e será direcionada aos profissionais que já atuam no setor e aqueles que aspiram ingressar nesse setor em crescimento.

O propósito fundamental é o desenvolvimento de competências que ampliem as oportunidades de emprego e atendam à demanda do mercado náutico. Pelo Senai, serão oferecidos os cursos de mecânico de motor náutico, eletricista naval, eletrônica naval e manutenção de casco de embarcações. Em colaboração com a Trecon Treinamentos e a Viacom, será disponibilizada turma de mecânico de manutenção náutica de pequeno porte.

As turmas da Trecon e Viacom serão iniciadas na terça-feira (10) e do Senai, no dia 23 de outubro. Os interessados devem agendar o atendimento por meio do site www.salvadordigital.salvador.ba.gov.br.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments