Imagine fazer um passeio de barco apreciando as belezas naturais de Salvador e, de quebra, ouvir histórias, assistir apresentações de teatro ou performances artísticas no trajeto. Essa é a experiência que o projeto “As literaturas que flutuam em Ilha de Maré” está proporcionando a crianças e adolescentes das escolas municipais da ilha neste mês de outubro.
Em cada edição estão sendo realizados encontros com escritores, poetas e contadores de histórias para o público infantojuvenil, a partir de práticas de leitura que serão desenvolvidas nas unidades de ensino da ilha. Com estas ações, o projeto pretende despertar nos alunos o gosto pela literatura, senso crítico e ampliação da visão de mundo.
As ações englobam estímulo à leitura de obras literárias clássicas e contemporâneas, intercâmbio de práticas leitoras entre as escolas da ilha e desenvolvimento de leituras e apresentações literárias dentro do barco durante o percurso feito pelos estudantes. São contempladas com a iniciativa todas as escolas da rede municipal de ensino da Ilha de Maré, beneficiando 250 alunos.
A autora do “As literaturas que flutuam em Ilha de Maré”, Gene de Jesus, destacou que a arte transforma a vida das pessoas. Por isso, esse é o maior ganho do projeto. Ela, que atua como vice-diretora na Rede Municipal de Ensino, trabalha com o fomento à leitura neste viés desde o ano 2000.
“De lá pra cá sempre trabalho com literatura literária e em Ilha de Maré é a primeira vez. O projeto foi pensado para trazer o encantamento pelas letras e o mundo das histórias que pode ser propiciado a essas crianças e adolescentes”, conta Gene.
Programação – Ao todo são quatro dias de atividades com escritoras, contadoras de histórias e poetisas. No primeiro encontro, realizado no último dia 9, a travessia foi feita de barco entre Santana e Bananeiras e teve a presença da atriz, escritora, diretora teatral, contadora de histórias e curadora do projeto Quarta Free, do Pelourinho, Ana Paula Carneiro.
Nesta segunda-feira (16), a professora, poetisa, escritora e membro da Academia de Literatura Brasil, Bárbara Guimarães, será responsável por guiar as crianças pelo universo da literatura. A travessia de barco será feita de Bananeiras a Botelho.
No próximo dia 20 o encontro vai ser duplo e vai contar com a presença da autora do livro “Comunhão Amiga”, Amanda Maria, e uma convidada-surpresa. O passeio será de Praia Grande a Bananeiras. Por fim, no dia 23, último dia do projeto, quem vai guiar a criançada pela literatura são as contadoras de histórias e mediadoras de leitura Gene de Jesus e Alcione Sacramento. O barco sairá do Norte até Bananeiras.