Durante os três dias de intensificação da campanha de vacinação contra a covid-19 com a estratégia Happy Hour, a Secretaria Municipal da Saúde de Salvador (SMS) aplicou mais de 14 mil doses do imunizante bivalente em pessoas a partir de 12 anos. Deste número, cerca cinco mil doses foram administradas entre as 16h e 20h, horário estendido para atender a população que não conseguiu comparecer aos postos na agenda regular.
A estratégia aconteceu entre terça-feira (7) e quinta-feira (9), quando 19 pontos, entre postos, supermercados e locais de grande circulação de pessoas, ofertaram a vacina até às 20h, para ampliar o acesso ao imunizante e fortalecer a proteção dos soteropolitanos contra o vírus.
A vice-prefeita e secretária municipal da saúde, Ana Paula Matos, avaliou como positiva a estratégia. Contudo, ela reforça que muitos soteropolitanos ainda precisam completar o esquema vacinal. “O saldo da nossa mobilização foi positivo, conseguimos alcançar muita gente e garantir uma Salvador mais segura contra o coronavírus, mas não podemos baixar a guarda, vamos continuar na luta para vacinar todos. A gente pede que quem ainda não completou o esquema vacinal vá aos postos, estamos de braços abertos para acolher, vacinar, orientar e cuidar de todos, essa é a nossa missão”, afirmou.
Vale ressaltar que cerca de 100 postos de saúde ofertam na rotina doses da vacina contra à Covid-19 infantil e adulto, das 8h às 16h. A lista completa de unidades, bem como documentação, aprazamentos e público-alvo estão no site http://www.saude.salvador.ba.gov.br/ e no Instagram @smssalvador.
“O Happy Hour veio para dar um gás na vacinação contra a Covid, contemplamos mais pessoas, mas ainda precisamos da ajuda da população para tornar os casos da doença ainda mais raros. Se imunizar é a forma mais assertiva de manter a segurança coletiva contra esse vírus. A bivalente é o imunizante mais completo que temos hoje e é importantíssimo reforçar a proteção com ele, ainda não é o momento de relaxar”, enfatizou a coordenadora de imunização da SMS, Doiane Lemos.
Dados Bivalente – Salvador tem 815.489 pessoas dos grupos prioritários (idosos, gestantes, puérperas, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência permanente, trabalhadores da saúde, imunossupressos, etc) aptas a receber a bivalente. Deste total, 269.352 foram imunizadas, o que equivale a uma cobertura vacinal de 27,79%. O total parcial de vacinados, incluindo o público não prioritário (pessoas a partir dos 12 anos) é de 515.544.