Três dias de muita música e conscientização ambiental é o que espera o público que vai curtir a 2ª edição do FESTIVAL DE MÚSICA DA PRAIA DO FORTE, realizada esta semana, de 15 a 17 de setembro (quinta, sexta e sábado), no Castelo de Garcia D’Ávila – um dos principais monumentos do patrimônio histórico e cultural brasileiro, considerado a primeira grande edificação portuguesa no Brasil. Seguindo o tema dessa nova edição, a “SUSTENTABILIDADE”, o evento vai movimentar o paradisíaco balneário do Litoral Norte, com shows e diversas ações sustentáveis e didáticas, que vão da coleta seletiva, vídeo mapping, palestras a oficinas. O festival também promove o desenvolvimento cultural, econômico e sustentável da região, contribuindo com novas ideias e práticas de preservação ambiental, com promoção de economia criativa e solidária. Ingressos à venda na Bilheteria Digital.
Na grade musical, atrações locais e nacionais dentro de um conceito que aposta no novo, no moderno, dando palco a diversos gêneros musicais como o Rock, Pop, Reggae, Trap (gênero musical que está numa crescente no Brasil), E- Music Novo e Clássico Axé Music. Estão confirmadas apresentações de Nando Reis, que dispensa apresentações, das Bandas Negra Cor, DH8 e Mil Milhas, de Jovem Dex e Alee (grandes nomes do trap nacional), da cantora e trombonista argentina, PALI, com sua banda Pali Fem, de Marcos Clement Canta Raul Seixas, Marcelo Santos, Pedro Chamusca e DJ Deco.A ideia central é fomentar a difusão dos artistas nacionais, locais e do município de Mata de São João, criando oportunidades para o fortalecimento destes trabalhos.
Idealizado pela Forte Produções,com produção da Vira Mundo Produções,o FESTIVAL DE MÚSICA DA PRAIA DO FORTE traz uma nova ótica de se fazer entretenimento.Durante os três dias de festa, o evento promoverá uma verdadeira conscientização ecológica e sustentável. Dentre as metas do projeto, tornar-se referência na realização de grandes eventos sustentáveis; Tornar Mata de São João um pólo sócio-cultural voltado para preservação ambiental, e difundir consciência ambiental e musical, para baianos e turistas.
PROGRAMAÇÃO FESTIVAL DE MÚSICA DA PRAIA DO FORTE – 2ª EDIÇÃO
Quinta, 15/09, às 19h:
– Marcos Clement Canta Raul Seixas
– Banda Mil Milhas
– Marcelo Santos
– Dj Deco
Sexta, 16/09, às 19h:
– Nando Reis
– Negra Cor
– Pali Fem
Sábado, 17/09, às 19h:
– Jovem Dex
– Alee
– Dh8
– Pedro Chamusca
EDIÇÃO SUSTENTABILIDADE – Música & Conscientização Ambiental
Os eventos provocam impactos positivos e negativos, sociais, ambientais e econômicos em vários níveis; Nesse contexto, o projeto de sustentabilidade FESTIVAL DE MÚSICA DA PRAIA DO FORTE, criou programas socioambientais que integram a sustentabilidade, educação ambiental, energia renovável, reciclagem, economia criativa e solidária. Os programas de sustentabilidade previstos para o projeto FESTIVAL DE MÚSICA DA PRAIA DO FORTE – SUSTENTÁVEL, terão significativo papel nas causas sociais, ambientais e culturais, como catalizadores de importante transformação para as comunidades do entorno.
PROGRAMA DE RECICLAGEM – Em parceria com a empresa Bio Reciclagem, os organizadores do festival traçaram metas de redução de impactos ambientais, nas quais promoverão coletas de resíduos recicláveis e levando-os, em seguida, para postos de reciclagem de materiais. Durante os três dias de festa serão realizadas ações chamativas para o descarte de lixo corretamente, conscientização dos turistas nas praias com abordagem de distribuição de sacos-biodegradáveis, a utilização de materiais recicláveis no evento, seja os copos utilizados, seja a decoração de materiais reciclados, a compensação de carbono… tudo estará integrado ao principal foco: Música & Conscientização Ambiental.
Mais Informações: A primeira edição do festival de Música da Praia do Forte foi realizado em 2021, com o tema Forró do Forte. Como se tratava de um período pandêmico, o evento foi realizado no Castelo Garcia D’Ávila em formato de LIVE, com transmissão ao vivo para todo Brasil e para o mundo, através do canal YouTube. Foi uma forma de levar alegria para a casa dos brasileiros, demonstrando toda riqueza da cultura nordestina, através das apresentações das bandas e quadrilhas juninas. O evento contou com shows de Luiz Caldas, Targino Godim e muitos outros.
SOBRE A PRAIA DO FORTE – Chamada de Polinésia Brasileira, Praia do Forte, no Município de Mata de São João, distante apenas 55km do Aeroporto Internacional de Salvador, possui praias semi-desertas, piscinas naturais de águas cristalinas que se compõem na paisagem desse local onde a natureza foi generosa. São 12 km de mar calmo, águas quentes e transparentes, perfeito para um banho de mar a qualquer hora do dia. Fugindo um pouco desse cenário praiano, mais belezas naturais podem ser apreciadas na dunas, lagoas, rios e na grande área de Mata Atlântica com diferentes espécies de plantas e animais silvestres. São opções para todos os gostos, principalmente, para quem quer tranqüilidade, contato com natureza e conforto. Mesmo com toda a infra-estrutura Praia do Forte consegue preservar o ambiente de uma vila de pescador. Um estilo de vida simples de uma comunidade que fascina e contagia qualquer turista ou visitante que chega ao local.