A Polícia Militar da Bahia garantiu a segurança dos participantes na Lavagem do Bonfim 2024, uma das mais tradicionais festas populares da Bahia, na quinta-feira (11). A tropa atuou de maneira ostensiva e empregou 1.500 policiais militares distribuídos em patrulhas, em pontos fixos estratégicos e em 25 postos elevados de observação nos oito quilômetros de cortejo. As equipes também utilizaram viaturas (carros e motocicletas), bases móveis, cavalos, helicóptero e drones no entorno da festa e nas principais vias de acesso.
Uma das principais ocorrências atendidas pelos policiais militares foi a prisão de um grupo criminoso que atuava encenando brigas para subtrair smartphones dos foliões no tumulto. Na ação, a PM recuperou 14 celulares, cartões de crédito e uma quantia em dinheiro.
“Este ano vim caminhando desde a Avenida Contorno e em todo o trajeto vi policiais militares nos postos e caminhando entre as pessoas, até um helicóptero está sobrevoando o cortejo, eu e minha família nos sentimos realmente mais seguros, afirmou Evandro Nunes, um dos fiéis que seguiu até a colina sagrada.
“O empenho e proatividade da tropa foram decisivos para os excelentes resultados alcançados, como a ausência de crime grave contra a vida. A instituição agradece pelo comprometimento de todos na tradicional e incansável missão de atuar como agentes para a promoção da paz nas festas populares da Bahia”, destaca o Coronel Paulo Coutinho, comandante-geral da Policia Militar da Bahia.
O emprego da tropa iniciou com a novena do Senhor do Bonfim, na semana passada e seguirá no acompanhamento das missas solenes e na procissão dos três pedidos, que marca o término das comemorações.