Ampliar o associativismo e buscar sinergia com outras entidades do setor para dinamizar ainda mais o setor mineral. É com esses e outros compromissos que a nova diretoria do Sindicato de Mineração da Bahia – SINDIMIBA, representante legal das indústrias extrativas do estado, tomou posse para o quadriênio 2024-2028. O evento, realizado na última sexta-feira (19), no Bistrot Trapiche Adega, contou com a participação de 100 pessoas, entre membros fundadores, autoridades, representantes de empresas associadas e outros convidados. A cerimônia marca o início de um novo capítulo na história da organização em atender as necessidades públicas e privadas que permeiam o setor mineral na Bahia.
O Novo presidente, Sandro Magalhães, já foi suplente da entidade e atualmente ocupa o cargo de Country Manager Brasil & Argentina no grupo Pan American Silver, detentora da Jacobina Mineração. “O nosso plano começou no ano passado e temos como principal objetivo fortalecer o associativismo para que a mineração baiana continue fazendo o que ela já faz, que é transformar a vida das pessoas. Em cada município onde a atividade mineral chega ela leva o desenvolvimento”, avalia Magalhães, ressaltando ainda a necessidade de reforçar a imagem da mineração perante a sociedade, buscar agilidade nos processos de licenciamento e segurança jurídica às operações.
Também tomaram posse para a nova direção do SINDIMIBA, Marcos Monteiro Graciano, (vice-presidente), Gabriel Martins Preisser Marçal, (diretor administrativo), Eriberto do Nascimento Leite, (diretor administrativo), Giselle Christina Neves de Oliveira, (diretor de sustentabilidade), Edvaldo Alves Amaral Junior, (1º Conselheiro Fiscal), Luiz Eduardo de Freitas, (2º Conselheiro Fiscal), Tayane Antônia Santana Pessoa (3º Conselheiro Fiscal), Luânder Rodrigues Peixoto (1º Suplente do Conselho Fiscal), Rafael de Oliveira Cerqueira (2º Suplente do Conselho Fiscal) e Ana Paula Fontes Mesquita de Oliveira (1º Delegado Suplente junto ao Conselho da Federação das Indústrias do Estado da Bahia – FIEB).
Sobre o novo presidente do SINDIMIBA
Sandro Magalhães é Engenheiro de Minas com Pós-graduação em Gestão de Projetos, Gestão de Riscos, Gestão Estratégica de Negócios, Planejamento Estratégico e Especialização em Gestão de Riscos da Indústria Mineral, atuando como executivo nas áreas de gestão empresarial do setor mineral. É o atual presidente do Sindicato de Mineração da Bahia (SINDIMIBA), membro do conselho de sustentabilidade da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Country Manager Brasil & Argentina do grupo Pan American Silver (detentora da Jacobina Mineração) e Vice-presidente do comitê que representa as mineradoras da Bahia.
Possui ampla experiência em diferentes culturas, com passagem por empresas nacionais e internacionais, com desenvolvimento de trabalhos técnico-estratégicos no Brasil, Canadá, EUA, Chile e Argentina. Possui, ainda, reconhecida habilidade de gestão em todas as áreas da mineração (Implantação do Projeto, Operação do Site e Gestão Corporativa). É o principal articulador do projeto de implantação da certificação ESG no Site do grupo Pan American Silver da Bahia.