A capital baiana vai receber, entre os dias 17 de maio e 16 de junho, a Exposição ‘Migrantes’, da artista peruana Issa Watanabe. As 31 obras da ilustradora ficarão em exposição na Galeria da Cidade – Teatro Gregório de Matos, em Salvador. A mostra é fruto de uma parceria entre o Instituto Cervantes Salvador e a Embaixada do Peru no Brasil com a Prefeitura de Salvador. A abertura da exposição acontece na noite da próxima quarta-feira (16), às 18h, com entrada gratuita.
Ocupando lugar de destaque entre os novos artistas gráficos da América Latina, Issa Watanabe publicou o livro ‘Migrantes’ em mais de 19 países, entre eles o Brasil, recebendo importantes distinções, como o Prémio Libreter (Barcelona, 2020) e o Grande Prémio BIBF Ananas (Beijing, 2021). Seu livro recente, Kintusgi (2023), ganhou o Bologna Ragazzi Awards 2024.
A exposição ‘Migrantes’, anteriormente exibida em Cádiz, durante o IX Congresso Internacional da Língua Espanhola, e no Instituto Cervantes de Roma, reúne as séries Migrantes e Kintsugi, juntamente com outras composições recentes. O conjunto permite apreciar a consistência de uma aposta que, à sua maneira, também sabe passar da façanha do sopro épico ao lirismo da intimidade reconstruída.
“É uma grande alegria poder trazer para Salvador a exposição ‘Migrantes’, de Issa Watanabe. Queremos que o público conheça o magnífico trabalho dessa artista peruana, que tem sido um dos grandes nomes da ilustração latino-americana nos últimos anos”, afirmou o diretor do Instituto Cervantes Salvador, Daniel Gallego Arcas.
SERVIÇO
O quê: Exposição ‘Migrantes’, da artista peruana Issa Watanabe
Onde: Galeria da Cidade – Teatro Gregório de Mattos (Praça Castro Alves, s/n – Centro), Salvador
Quando: 17 de maio a 16 de junho (terça a domingo, das 14h às 21h)
Entrada gratuita
Sobre Issa Watanabe
Nascida em Lima, no Peru, Watanabe estudou Letras e Belas Artes. Desenvolveu vários projetos de integração social por meio da arte, obtendo, em 2013, o prêmio Obra Social de La Caixa Forum, na Espanha. Como ilustradora, publicou “Más te vale, mastodonte” (prêmio internacional de melhor álbum ilustrado do Fundo de Cultura Econômica do México). A artista também foi selecionada para a Mostra de ilustradores pela prestigiada Feira de Bolonha, nas edições de 2018 e 2020.