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Bahia tem mais de 300 mil empresas inadimplentes: veja o que as marcas podem fazer para contornar o problema

Muitas empresas baianas estão com dificuldades para cumprir com os seus compromissos financeiros. Em março, o número de marcas inadimplentes no estado chegou a 318.968 mil, de acordo com dados da Serasa Experian, divulgados pela Newsletter Economia em Pauta. Nesse cenário, os negócios precisam de estratégias para conseguir acertar as contas e sair da inadimplência. Contudo, quais são as táticas corretas para reverter essa situação?

É isso o que explicam os administradores de empresa, consultores de gestão empresarial Danhil Medeiros e Alexandre Bouzas. “A inadimplência tem sido um empecilho para muitas companhias brasileiras. Em janeiro, o país somou 6,7 milhões de companhias endividadas, um panorama que, apesar de ser desanimador, pode ser revertido com planejamento”, esclarecem os especialistas.

Para sair da inadimplência, o primeiro passo da empresa é identificar o que a levou a não conseguir quitar as dívidas, afirma Danhil. “É muito importante entender o que fez a marca sair do caminho planejado e não conseguir quitar os débitos em aberto. Por isso, o empresário deve elaborar um diagnóstico das dívidas e entender o que levou a marca ao descontrole das finanças. Só assim é possível colocar a empresa nos trilhos novamente”, pontua Danhil.

Outra ação que pode ajudar o negócio a sair da inadimplência é a elaboração do fluxo de caixa, um instrumento que ajuda o gestor a entender os gastos e receitas dos negócios. ” Quando a empresa não tem um fluxo de caixa atualizado, ela perde o controle das finanças, o que facilita crises financeiras e, consequentemente, a aquisição de dívidas”, destaca Alexandre.

Caso a empresa não veja possibilidade alguma de honrar as obrigações financeiras, Danhil explica que uma alternativa é a renegociação. Segundo ele, os empresários devem chamar os credores e renegociarem os pagamentos. No entanto, isso deve ser feito com cautela. “Antes de tentar uma renegociação, deve-se fazer uma análise de quanto está devendo e quais instituições ou empresas poderão atender, com mais vantagens, ao seu pedido de negociação”, ressalta Danhil. 

Em meio ao processo de negociação, o empresário também precisa promover mudanças na empresa para que ela não caia na inadimplência novamente. Sendo assim, de acordo com Alexandre, “o gestor deve planejar o futuro do negócio e colocar na balança já os possíveis desafios e oportunidades que podem surgir para evitar contratempos financeiros”.

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