Salvador celebrou a certificação de 182 unidades de saúde e educação como Unidade Amiga da Primeira Infância (Uapi), em cerimônia ocorrida na quarta-feira (11), no Teatro das Dorotéias, no Garcia. A iniciativa, promovida em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), reconhece esforços intersetoriais voltados para o desenvolvimento integral de crianças de até seis anos.
Ao todo, 77 unidades de saúde e 105 de educação foram reconhecidas pelos avanços em indicadores como cobertura vacinal, aleitamento materno exclusivo, frequência escolar e inclusão de crianças com deficiência. De acordo com a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo, o programa reforça as políticas públicas voltadas à primeira infância.
“Ao atender os critérios metodológicos do Unicef, essas unidades demonstram compromisso com a qualidade dos serviços oferecidos às crianças e suas famílias. Este ano, quase dobramos o número de certificações em relação ao ciclo anterior”, destacou.
Indicadores avaliados – Entre os indicadores avaliados estão a ampliação da cobertura vacinal, incentivos ao aleitamento materno e a melhora na frequência escolar. Dinsjani Pereira, coordenadora de Infância e Adolescência da SPMJ, enfatizou o impacto positivo do programa.
“Esses avanços fortalecem o aprendizado nas escolas e a saúde das crianças. Nossa meta é incluir a assistência social no próximo ciclo, em 2025, para um cuidado ainda mais integrado”, disse.
Para Juciane Moura, gestora da Escola Municipal Professor Antonio Pithon Pinto, em Fazenda Coutos, o reconhecimento é essencial. “A certificação dá visibilidade e atrai parcerias. Conseguimos ampliar ações como a vacinação escolar e apoio do Conselho Tutelar para evitar o abandono escolar”, relatou a gestora da unidade escolar, que está situada em uma área de vulnerabilidade social.
Parcerias relevantes – A Uapi é uma estratégia do Unicef que promove capacitação, monitoramento e certificação de unidades públicas. Em Salvador, a iniciativa reforça a intersetorialidade como chave para avançar em políticas públicas que assegurem o direito das crianças à saúde e educação de qualidade. A parceria conta com o apoio de empresas como Huggies e Roche, ampliando o impacto do programa.
A oficial de primeira infância do Unicef, Maíra da Silva Souza, reforçou a relevância da parceria. “Os indicadores mostram melhorias evidentes, como no aleitamento materno exclusivo e na cobertura vacinal. É gratificante ver que essa iniciativa gera impacto real na qualidade de vida das crianças e suas famílias”, afirmou.