HomeCidadeBruno Reis se reúne com presidente do Benin e assiste apresentação do...

Bruno Reis se reúne com presidente do Benin e assiste apresentação do Balé Folclórico da Bahia no país africano

No seu segundo dia de visita oficial ao Benin, nesta sexta-feira (10), o prefeito de Salvador, Bruno Reis, esteve em Cotonou, maior cidade do país, para participar de um almoço com o presidente Patrice Talon e com o embaixador beninense no Brasil, Boniface Vignon. Depois, o gestor soteropolitano retornou à cidade histórica de Ouidah para acompanhar o segundo dia do Vodun Days, festival internacional de espiritualidade, música, cultura e arte Vodum.

Uma das atrações do segundo dia de Vodun Days foi o Balé Folclórico da Bahia, companhia de dança sediada na capital baiana, reconhecido como um dos maiores e mais importantes balés folclóricos do planeta. Desde 2023, a Prefeitura de Salvador apoia institucionalmente o BFB com recursos financeiros e infraestrutura. Bruno Reis assistiu à apresentação do grupo soteropolitano ao lado do prefeito de Ouidah, Christian Mawugnong, e de outras autoridades.

“Chegar aqui é também voltar um pouco no tempo e entender a história. Podemos conhecer melhor as nossas raízes e as nossas origens, e assim entender melhor muitas das ações e enfrentamentos que devemos ter no nosso dia a dia em Salvador. A vinda aqui a Ouidah e ao Benin como um todo é para compreender ainda mais essas relações passadas que nos permitem hoje, no presente, tomar decisões melhores para que a gente faça uma gestão ainda melhor da nossa cidade”, afirmou Bruno Reis em seu segundo dia de visita oficial.

No seu almoço com Patrice Talon, Bruno o presenteou com um livro sobre o Salvador Capital Afro, movimento que visa fortalecer os laços da cidade com a sua ancestralidade africana. O prefeito de Salvador está no Benin a convite do presidente, que visitou a capital baiana em maio do ano passado.

O atual Benin foi a principal região de origem das pessoas escravizadas que foram enviadas ao Brasil, especialmente à Bahia. O objetivo da missão internacional é justamente firmar parcerias entre a primeira capital do Brasil e o país da África Ocidental, especialmente nos campos do turismo, da reparação e do intercâmbio cultural.

“Uma alegria poder participar de mais um dia de Vodun Days. Nós temos, também, alguns eventos tradicionais como este em nossa cidade. Ao chegar aqui, a gente vê uma energia que é a mesma energia do nosso povo lá em Salvador, com as mesmas características dos nossos eventos”, afirmou Bruno Reis no seu segundo dia de visita oficial.

Como parte da programação do Vodun Days, o prefeito também assistiu a uma cerimônia de Vodun Egungun, culto tradicional de matriz africana que homenageia o espírito de pessoas importantes que já faleceram, numa forma de conexão com a ancestralidade. Originário da África Ocidental, o Vodum era a religião de muitas das pessoas escravizadas que foram trazidas para a Bahia, e é um ancestral direto do Candomblé brasileiro.

Também fazem parte da comitiva os secretários municipais Cacá Leão (Governo), Isaura Genoveva (Reparação), Giovanna Victer (Fazenda), Renata Vidal (Comunicação), e o subsecretário de Cultura, Walter Pinto.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments