HomeBahiaQuase 2 mil policiais militares atuarão nos festejos do 2 de Julho

Quase 2 mil policiais militares atuarão nos festejos do 2 de Julho

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) vai empregar 1.969 policiais militares nas comemorações da Independência da Bahia, celebrada nesta quarta-feira (2). O efetivo está sendo distribuído em pontos estratégicos da capital e do interior, desde os preparativos do festejo, com foco no policiamento ostensivo e na preservação da ordem pública, além da segurança dos atos solenes que ocorrerão nos bairros da Lapinha, Centro Histórico e Campo Grande.

As ações da PMBA começaram no dia 25 de junho, com a tradicional escolta do Fogo Simbólico, que percorreu municípios marcantes no processo histórico da independência baiana. O acompanhamento das chamas simbólicas foi feito por equipes do Comando de Policiamento Regional Recôncavo (CPR-R), do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e de outras unidades da PMBA.

O trajeto incluiu as cidades de Cachoeira, Santo Amaro da Purificação, São Francisco do Conde, Candeias, Simões Filho, Mata de São João, Dias d’Ávila, Camaçari, Lauro de Freitas, Simões Filho e Salvador. A 9ª CIPM assume a escolta na BR-324 até a conclusão do percurso, que acontece na tarde desta terça-feira (1º), quando as chamas chegam ao bairro de Pirajá. Na Praça General Labatut, que homenageia um dos comandantes das batalhas pelo 2 de Julho, haverá hasteamento das bandeiras, execução do Hino Nacional, acendimento da pira e colocação de flores no túmulo do general.

Também será realizada uma varredura completa nas vias por onde passará o desfile cívico, visando garantir a fluidez do trânsito e a retirada de veículos estacionados de forma irregular. A ação contará com efetivo do 18º BPM, 2ª CIPM, 37ª CIPM e Esquadrão de Motociclistas Águia, em parceria com a Transalvador.

Durante o dia 2 de Julho, o policiamento será ampliado em toda a região central da cidade, com reforço nas abordagens preventivas nos pontos de ônibus, estações de transbordo, de metrô e nos principais eixos viários. A operação contará com a atuação de nove comandos de área para assegurar a efetividade do serviço em toda a extensão do evento.

A PM participará diretamente das solenidades oficiais, iniciadas com a alvorada e o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Salvador, seguida da execução do Hino Nacional e a entrega das coroas de flores ao busto do general Labatut. Em seguida, o cortejo parte do Largo da Lapinha, segue pelas ruas do Centro Antigo e encerra no Terreiro de Jesus, no Pelourinho, local que marca o término da primeira parte do desfile.

No final da tarde, será realizado o hasteamento da bandeira no Campo Grande, com as imagens do Caboclo e da Cabocla, símbolos da luta pela Independência da Bahia. A Banda de Música Maestro João Antônio Wanderley estará presente no trajeto, executando dobrados durante o cortejo e na cerimônia de encerramento, juntamente com o Coro Sinfônico da PM.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments