O Ministério Público do Estado da Bahia promoveu ontem, dia 17, uma reunião para discutir estratégias para melhorar o abastecimento de água no Município de Simões Filho. Durante o encontro, que ocorreu na sede do Centro de Autocomposição e Construção de Consensos (Compor), estiveram presentes integrantes da 1ª Promotoria de Justiça de Simões Filho, da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), da administração municipal e da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa).
O encontro teve o objetivo de promover, por meio de um processo colaborativo, pautado no diálogo e na escuta qualificada, a resolução do desabastecimento de água em alguns locais da cidade. Na ocasião, a Embasa assumiu o compromisso de apresentar, já no próximo mês, um plano de ações estruturado em dois eixos principais – a implantação de rede de abastecimento nas áreas atualmente desatendidas e a melhoria operacional das redes já existentes. Esse plano será avaliado em nova reunião, prevista para agosto, quando as instituições participantes discutirão prioridades e mecanismos de acompanhamento participativo, com foco na inclusão da sociedade nesse processo.
A promotora de Justiça de Simões Filho, Anna Karina Omena Vasconcelos Trennepohl, destacou a importância da união de esforços para garantir o direito fundamental à água. “Essa articulação é fundamental para que possamos avançar com responsabilidade e transparência na superação de um problema histórico que afeta diretamente a dignidade da população”, afirmou. Participaram da reunião Patrícia Pires Santa Bárbara, analista da Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa); Manoel de Santana, chefe de Gabinete da Prefeitura de Simões Filho; Demilson Lima de Jesus, superintendente de Governo do Município; e Caique de Souza Tourinho, assessor jurídico da Prefeitura; além dos representantes da Embasa Julio Costa Gouvea, superintendente de Serviços; Thais Santos Vieira, superintendente de Serviços de Água e Esgotamento Sanitário da Região Metropolitana de Salvador; Tiago Peixoto dos Santos, gerente operacional; Cristiano de Asis Silva Alves, gerente da Embasa em Simões Filho; Julio César Rocha Mota, assessor técnico; e Emanuelly Vidal de Lima, advogada da Embasa.