Quarenta mulheres negras que atuam em diferentes órgãos e autarquias na Prefeitura de Salvador foram homenageadas, nesta quarta-feira (30), durante a 4° Edição da Qualificação e Homenagem “Mulheres Negras Movem o Mundo”. A atividade integra as ações em comemoração ao Dia Municipal da Mulher Negra e Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha (25 de julho).
A iniciativa da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), por meio da Diretoria de Promoção da Igualdade Étnico-racial, em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventudes (SPMJ), é realizada em cumprimento às ações propostas para execução do Programa de Combate ao Racismo Institucional (PCRI). A cerimônia, animada pela música do saxofonista Givanildo Pereira, integrante da Banda da Guarda Civil Municipal, foi realizada no Hotel Mercure, no Rio Vermelho.
O auditório ficou lotado. Entre os presentes estavam autoridades, as homenageadas, além de colegas e parentes que fizeram questão de participar do momento. Presente na ocasião, a vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, ressaltou a importância da luta ancestral e coletiva das mulheres negras.
“Hoje vocês têm a oportunidade de receberem uma justa e devida homenagem. Não existe força, nem lugar do feminino, muito menos do feminino negro, sem uma apoiar a outra. Que a gente preste atenção em que está ao lado, que possamos perceber um olhar que mudou, um sorriso que ficou forçado, um olho que passou a brilhar menos. Às vezes, é só um abraço”, disse.
Antes do início da premiação às mulheres, que incluiu entrega de um minitroféu e certificado, Ana Paula e a titular da Semur, Isaura Genoveva, homenagearam a professora Ivete Sacramento, que já esteve no comando da Semur e, atualmente, é assessora-chefe do programa Salvador Capital Afro. A advogada e comunicóloga, que é a coordenadora do PCRI na Prefeitura de Salvador e diretora de Ações Transversais na Semur, Oilda Rejane Ferreira, também foi homenageada.
Visivelmente emocionada, Ivete agradeceu e destacou a importância das ações da gestão municipal para o enfrentamento do racismo institucional. “É uma honra ser homenageada pelas mulheres da cidade de Salvador, da Prefeitura de Salvador, e principalmente pelo reconhecimento do nosso trabalho. Não é fácil romper o racismo diário. Em alguns lugares não creditam a valorização que nós devemos ter”, disse a gestora.
Em quatro edições realizadas, a premiação já reconheceu 130 mulheres. Para Isaura Genoveva, a entrega do título configura um importante momento para todas as servidoras negras da administração municipal. “O Mulheres Negras Movem o Mundo é uma forma da nossa gestão reafirmar seu compromisso. É reconhecer que essas mulheres ajudam a construir Salvador e trabalham diuturnamente para políticas públicas melhores. Então, nada mais importante do que premiá-las, homenageá-las neste momento. Chegamos juntas, vocês são importantes para Salvador e para a Prefeitura”, afirmou.
Reconhecimento – Com oito anos de serviços prestados à Prefeitura de Salvador, a jornalista Priscila Machado, 38 anos, foi a homenageada indicada pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom). “Chegar aqui neste dia de hoje e receber esse lindo reconhecimento é motivo de muita alegria. Essa lembrança a todas nós, servidoras negras da Prefeitura, é um reconhecimento que encoraja a continuar a nossa luta e a nossa prestação de serviço à sociedade e ao mesmo tempo inspira outras mulheres a nunca desistir dos seus sonhos”, afirmou.
Os nomes das mulheres beneficiadas foram sugeridos por órgãos/entidades da Prefeitura, incluindo avaliações de integrantes do Comitê e dos Núcleos Internos do PCRI. O evento também busca instrumentalizar servidoras e servidores para o enfrentamento do racismo institucional, com foco na intersecção de raça e gênero, contribuindo para o alcance das metas estabelecidas no Planejamento Estratégico da PMS e no Plano Municipal do PCRI, que desde a criação, em 2023, já alcançou 40 mil servidoras e servidores.