A Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo aprovou, na reunião desta terça-feira (19), a proposta da deputada Cláudia Oliveira (PSD) de realizar uma audiência pública sobre a importância dos minerais na energia limpa e na tecnologia e a importância dos minerais na Bahia, com a presença de representantes da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM). Aprovou também o encaminhamento de uma indicação à Casa Civil do Estado para que inclua no projeto do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) a duplicação do trecho de estrada que vai da BA-526 até a Base Naval de Aratu.
Durante a reunião, alguns comunicados foram feitos pelos membros do colegiado. O presidente da Comissão de Infraestrutura, deputado Eduardo Salles (PP), informou sobre a reunião realizada no dia anterior com a Coelba, que apresentou os avanços, no quadrimestre, dos investimentos prometidos de R$ 4,3 bilhões em infraestrutura.
O deputado Robinson Almeida (PT) fez um relato sobre a audiência de apresentação do projeto do VLT a moradores do Subúrbio Ferroviário e de Simões Filho, realizada na quarta-feira passada. Ele também sugeriu aos colegas que participassem da delegação com autoridades estaduais que farão uma visita, no dia 20, aos trens do VLT que estão sendo reformados na cidade de Hortolândia, em São Paulo. Em concordância, o presidente Eduardo Salles ressaltou que seria importante que deputados da comissão participassem da visita, pela importância das obras do VLT no desenvolvimento da Região Metropolitana de Salvador.
Outro tema também lembrado na reunião foi o da construção do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), que está com as obras interrompidas. O deputado Marcone Amaral (PSD) lembrou que uma audiência pública sobre o assunto foi realizada há seis meses e que, até o momento, não existia nenhuma solução. A respeito do assunto, Eduardo Salles disse que seria importante a presença do secretário da Casa Civil, Afonso Florence, para dar esclarecimentos sobre esta e outras importantes demandas, como a Ponte Salvador-Itaparica, alvo de cobranças dos deputados Penalva (PDT), Raimundinho da JR (PL) e Tiago Correia (PSDB), que questionaram o andamento dos trabalhos no canteiro de obras.
“Queremos saber a estratégia do governo sobre temas importantes como a Fiol e o Porto Sul, a renovação da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), que recebeu recentemente nova proposta da Vale (do Rio Doce), a Ponte Salvador-Itaparica, o VLT, o Estaleiro Enseada, que busca financiamento do BNDES, e a situação da Agerba (Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia)”, elencou Eduardo Salles, que disse já ter enviado ofício ao secretário cobrando a visita à Comissão de Infraestrutura para tratar dos assuntos.
Como assunto também a ser tratado com o secretário Afonso Florence, a deputada Cláudia Oliveira acrescentou o andamento das obras da nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101.
Por fim, o presidente Eduardo Salles parabenizou os deputados pela assiduidade na reunião da comissão, que tem sido uma das mais atuantes da Casa. Além dele, marcaram presença os deputados Radiovaldo Costa (PT), Penalva (PDT), Tiago Correia (PSDB), Pedro Tavares (UB), Robinson Almeida (PT), Bobô (PC do B), Marcone Amaral (PSD), Raimundinho da JR (PL) e a deputada Cláudia Oliveira (PSD).