HomeCidadeAção conjunta leva Estatuto da Criança e do Adolescente a instituições de...

Ação conjunta leva Estatuto da Criança e do Adolescente a instituições de apoio a pessoas com deficiência

Com o objetivo de intensificar as ações de cuidado junto a crianças e adolescentes com deficiência, a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), promoveu nesta quarta-feira (10) a ação “Eca vai à Escola”, na Associação Baiana de Equoterapia (Abae), situada na Avenida Dorival Caymmi, em Itapuã.

A iniciativa é da Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (DPCD), da Sempre, com participação da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

O “Eca vai à Escola” ocorre no âmbito do Setembro Verde, campanha nacional de conscientização sobre os desafios enfrentados por pessoas com deficiência. Além disso, a iniciativa tem relação com o Setembro Amarelo, que trata da saúde mental. A ação desta quarta contou com a participação de 25 crianças. A iniciativa deve incluir outras associações de crianças com autismo e microcefalia acompanhadas pela DPCD na capital baiana.

Daiane Pina, diretora de Pessoas com Deficiência, reitera que a ação reforça os direitos das pessoas com deficiência que devem ser conhecidos e buscados por seus familiares. “É importante conhecer esses direitos e valorizar ações como essa realizada aqui na Abae. É um trabalho pioneiro e belo, de muito respeito às famílias. É importante ainda que todos saibam que existe no município essa ação e o cuidado com essas crianças, que têm seus direitos garantidos através do Estatuto”, afirma.

Gestora da Abae, Maria Cristina Guimarães aponta a iniciativa desta quarta como uma forma de amparo e fortalecimento crítico e jurídico das ações voltadas para pessoas com deficiência em Salvador. “Esse é um compromisso contínuo com a Prefeitura, através da Diretoria de Pessoas com Deficiência. Percebemos que a gestão pública está cada vez mais preocupada com a primeira infância. Então, trazer e fortalecer esse projeto para crianças e adolescentes é colocar um olhar mais aprofundado na criança, no adolescente que logo chegará, e mais tarde no adulto, com uma visão maior do mundo, de forma mais crítica, reflexiva e direcionada”, diz.

A coordenadora de Políticas Públicas para Infância, Adolescência e Juventude da SPMJ, Dinsjani Pereira, reforça a importância do programa para dar continuidade à agenda de ações do calendário municipal. “Estamos no mês do Setembro Verde, que é um período de conscientização sobre os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência. Estamos no meio do Setembro Amarelo, que cuida da saúde mental, e a gente tem levado uma agenda multicolorida para os espaços, prevenindo violências, levando conhecimentos de direitos e de crianças e adolescentes com seus pais responsáveis e cuidadores”, afirma Dinsjani.

A titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo, defende que o projeto “Eca Vai à Escola” cria uma consciência coletiva. “Quando a gente fala dos direitos das crianças e dos adolescentes, estamos falando também de responsabilidades: da escola, da família, dos profissionais e da comunidade. É um trabalho de base, que fortalece a rede de proteção e ensina desde cedo que cada pessoa tem um papel fundamental na garantia desses direitos. E isso só é possível quando todos estão envolvidos, escutando, aprendendo e se comprometendo com a proteção integral”, sustenta.

Agenda – A Diretoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência terá uma programação de Setembro Verde durante todo o mês, em parceria com diversas instituições. Confira abaixo:

Quinta-feira (11)

Oficina de Construção de Brinquedos Acessíveis

Associação de Microcefalia com Amor e Empatia (Amae), em São Cristóvão

Terça-feira (16)

Formação sobre inclusão no mundo do trabalho para jovens aprendizes, em parceria com o Centro de Integração Empresa (CIEE), em Pituaçu

Quarta-feira (17)

Seminário: Doença Rara Trissomia do Cromossomo 18 (t18), em parceria com a Faculdade Anhanguera Iguatemi

Sexta-feira (19)

Curso de Tranças Afro, em parceria com a Associação Amigos em Ação Social e Faculdade Anhanguera Iguatemi

Curso de pãozinho de queijo, bolos e tortas salgadas em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa).

Sábado (20)

Formação para os Condutores do Transporte Escolar em parceria com a Semob

Sexta-feira (26)

Curso de Tranças Afro, em parceria com a Associação Amigos em Ação Social e a Faculdade Anhanguera Iguatemi

Curso de pãozinho de queijo, bolos e tortas salgadas em parceria com a Central Única das Favelas (Cufa)

Seminário DPCD Setembro Surdo

Sábado (27)

Festival Esportivo Inclusivo na Praia da Preguiça, na Avenida Contorno

Entre os dias 18 e 20 de setembro, acontece a Feira Empreender é com Elas, na Ferreira Costa Paralela, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec). O Empreender é com Elas também acontece na Feira da Primavera, entre os dias 18 e 28, em parceria com a Associação dos Artesãos da Bahia (Adaba), no Largo do Campo Grande.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments