HomeCidadeCâmara debate demandas do Martagão Gesteira e do Aristides Maltez

Câmara debate demandas do Martagão Gesteira e do Aristides Maltez

A saúde de alta complexidade em Salvador foi tema de destaque na Tribuna Popular da Câmara Municipal, na tarde desta segunda-feira (8), com a presença de representantes de dois grandes hospitais prioritariamente mantidos por recursos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sob a liderança do vereador Maurício Trindade (PP), representantes da Liga Baiana Contra o Câncer, mantenedora do Hospital Aristides Maltez, e do Hospital Martagão Gesteira apresentaram aos vereadores as principais demandas das instituições.

Com o compromisso de dar continuidade ao propósito filantrópico do Aristides Maltez, Maria Romilda Maltez solicitou apoio para a construção de um centro de diagnóstico oncológico e de um estacionamento destinado a veículos vindos do interior, em dois terrenos desocupados pertencentes à Aeronáutica do Brasil, localizados em frente à unidade. Segundo ela, além de proporcionar mais conforto aos pacientes, a iniciativa contribuirá para a melhoria do tráfego na Avenida Dom João VI, em Brotas.

Já Cláudia Macedo Cruz, representante do Martagão Gesteira, alertou para a grave crise financeira enfrentada por um dos maiores hospitais exclusivamente pediátricos do Brasil, que já resultou no fechamento de leitos e pode comprometer a continuidade de serviços e programas de alta complexidade.

60 anos

“Este ano, o Martagão, que completa 60 anos, tem previsão de déficit de R$ 20,3 milhões. Viemos a esta Casa solicitar que os vereadores destinem emendas à nossa instituição, para que possamos complementar os recursos oriundos do governo”, conclamou.

Ela destacou que o Martagão atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, exclusivamente pelo SUS, totalizando cerca de 500 mil atendimentos anuais, com grande relevância nas áreas de oncologia e neurocirurgia.

“Somos responsáveis por 47% dos atendimentos oncológicos de crianças e adolescentes, realizamos 100% dos transplantes de medula óssea e 23% das cirurgias cardíacas, sendo que esse número já chegou a 40%, mas tivemos que reduzir, motivo que nos traz aqui”, explicitou, arrematando que 40% dos atendimentos são para o município de Salvador.

Cláudia concluiu ressaltando a importância da mobilização dos parlamentares: “Toda e qualquer emenda fará diferença para que possamos continuar prestando um serviço digno, de qualidade e tão impactante para nossas crianças. De antemão, agradeço a sensibilidade desta Casa e do presidente Carlos Muniz, que esteve no Martagão e nos fez este convite, que tanto nos honra”.

Emendas

O vereador Maurício Trindade defendeu a união entre Câmara Federal, Assembleia Legislativa e Câmara Municipal para destinar emendas de bancada e individuais que ajudem a reduzir o déficit do Martagão Gesteira e apoiem também o Aristides Maltez. “São instituições de enorme importância para nossa cidade e para o nosso estado”, afirmou.

“Salvador e a Bahia são privilegiadas por possuírem três hospitais de referência: Obras Sociais Irmã Dulce, Aristides Maltez e Martagão Gesteira”, complementou o vereador Orlando Palhinha (União).

Por fim, o vereador Cezar Leite (PL) destacou que o Aristides Maltez é um hospital de ponta que, muitas vezes, supera a rede privada. “Portanto, tanto o Maltez quanto o Martagão contem conosco em termos de apoio e da força que iremos buscar”, concluiu.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments