HomeCidadeVereadores repercutem Câmara Itinerante e debatem outras pautas

Vereadores repercutem Câmara Itinerante e debatem outras pautas

Na sessão ordinária desta terça-feira (23), conduzida pelo vereador Claudio Tinoco (União), os vereadores repercutiram, durante o Pinga-Fogo, a sessão itinerante realizada ontem (22), em Itapuã. Parlamentares da base do governo e da oposição classificaram o Projeto Câmara Itinerante como “bastante propositivo por aproximar a população da Casa”. Também reafirmaram seus compromissos com as reivindicações apresentadas.

O vereador Orlando Palhinha (União) afirmou que apresentou requerimentos ao Executivo para a revitalização da Praça do Coimbra, espaço de lazer inaugurado pela Prefeitura de Salvador em 2024, numa área antes sem utilidade no loteamento, mas que hoje necessita de reparos. Também reivindicou que a Escola Calazans Neto, atualmente fechada por falta de condições da comunidade para arcar com as mensalidades, tenha sua estrutura reaproveitada e entregue à população por meio do Programa Pé na Escola.

Também integrante do União, o vereador Paulo Magalhães Júnior destacou o êxito do projeto, que voltou com força total. “Foi uma tarde muito importante, de muita produtividade, onde nos foram passadas demandas, como o problema da macrodrenagem do Km 17, o problema de creches, todo o problema da grande extensão territorial que abrange a Prefeitura-Bairro de Itapuã, que ocupa mais de oito bairros. Por isso mesmo, no próximo PDDU (Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano) faremos esse desmembramento, para que se possa atender melhor às demandas daquela localidade”, assegurou.

Coordenadora do Projeto Câmara Itinerante, a líder da oposição, vereadora Aladilce Souza (PCdoB), classificou a atividade como “altamente produtiva”, destacando que se consolida como espaço de escuta da população e oportunidade para que a comunidade acompanhe o desempenho dos vereadores sem precisar se deslocar até o Paço Municipal, no Centro da cidade.

Outras pautas

O vereador Sidninho (PP) destacou o Projeto de Lei nº 113/2025, que dispõe sobre a obrigatoriedade da modernização das infraestruturas elétricas nos condomínios residenciais de Salvador para viabilizar a instalação de carregadores individuais para veículos elétricos. Ele ressaltou que a instalação desses equipamentos deve ser regulamentada por lei, garantindo mais segurança.

Ainda sobre a matéria, Sidninho requereu a realização de audiência pública, no dia 9 de outubro, no auditório do Centro de Cultura Vereador Manuel Querino, da Câmara Municipal de Salvador, com representantes do Corpo de Bombeiros, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) e de outros órgãos.

Já o vereador Hamilton Assis (PSOL) declarou apoio aos trabalhadores do setor portuário da Bahia, que vêm se mobilizando contra o projeto de concessão dos portos administrados pela Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba). Ele informou que será realizada audiência pública intitulada “Ameaça de Privatização dos Portos de Salvador, Aratu, Candeias e Ilhéus – Codeba”.

Por sua vez, o vereador Randerson Leal (Podemos) comemorou o anúncio do governador Jerônimo Rodrigues, em Brasília, sobre o investimento de R$ 1,3 bilhão do Novo PAC Seleções para drenagem urbana e contenção de encostas na Bahia, com destaque para Salvador.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments