nesse sentido faz toda a diferença ao organismo.
A OMS acredita que, até o ano de 2030, cerca de 500 milhões de pessoas desenvolverão doenças cardíacas, obesidade, diabetes ou outras doenças não transmissíveis devido à falta de atividades físicas.
“Muita gente ainda acredita que a hereditariedade é um fator determinante para o desencadeamento de muitas doenças, quando, na verdade, são os hábitos diários que são fundamentais para o agravamento, surgimento ou não delas. O exercício físico regular, associado a outros hábitos saudáveis, promove uma série de benefícios ao corpo e à mente. Mas apenas com consistência, disciplina e paciência é que os resultados aparecerão”, explica Domitilia Antas, profissional de educação física na UBS Jardim Nakamura e UBS Jardim Coimbra, administradas pelo CEJAM.
E, para manter os cuidados nas diferentes esferas da vida, as três especialistas dão algumas dicas para atingir um bom quadro de saúde. Confira abaixo:
- Faça escolhas mais saudáveis na alimentação. Opte sempre por alimentos naturais, como legumes, frutas e verduras;
- Mantenha o seu corpo hidratado, a partir da ingestão de água;
- Tenha uma boa qualidade de sono;
- Pratique algum hobby ou atividade prazerosa;
- Participe de reuniões e grupos onde você possa interagir, ter conversas saudáveis a respeito da vida, sentimentos e saúde como um todo;
- Sempre que possível, faça seus percursos a pé. Opte por usar escadas comuns em vez de elevadores e escadas rolantes. E, se puder, use nos seus deslocamentos diários aparelhos com rodas, sem motor, como, por exemplo, bicicleta, patins, patinete etc.