A Delegacia de Crimes Econômicos e Contra a Administração Pública (Dececap) cumpriu nove mandados de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (26), nos municípios de Bom Jesus da Lapa e Sítio do Mato, contra um grupo empresarial do setor de comércio varejista que teria sonegado mais de R$ 3,5 milhões em impostos.
A Operação Parapitinga foi realizada pela Força-Tarefa de Combate à Sonegação Fiscal, composta pelo Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (Gaesf), do Ministério Público do Estado da Bahia, pela Inspetoria Fazendária de Investigação e Pesquisa (Infip), da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, e pela Dececap, da Coordenação Especializada de Combate à Corrupção e Lavagem de Dinheiro (Ceccor/LD) e do Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco), da Polícia Civil da Bahia.
“Estamos investigando os crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa, possivelmente relacionados à prática da sonegação fiscal. Eles faziam a distribuição de mercadorias para varejistas sem a emissão de nota fiscal e a utilização de laranjas e de empresas em nome de terceiros para aquisição de mercadorias. A partir dos objetos recolhidos nas empresas e nas propriedades privadas do grupo, conseguiremos avançar na investigação”, ressaltou a titular da Dececap, delegada Márcia Pereira.
Todo material será encaminhado para a sede do Dececap, em Salvador, e posteriormente para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). A unidade especializada também solicitou o bloqueio dos bens de pessoas físicas e jurídicas envolvidos.