HomeEconomiaConfiança do segmento produtivo do estado continuou perdendo força em abril

Confiança do segmento produtivo do estado continuou perdendo força em abril

O Indicador de Confiança do Empresariado Baiano (ICEB), métrica calculada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da para monitorar as expectativas do setor produtivo do estado, marcou -126 pontos em abril numa escala que vai de -1.000 a 1.000 pontos – mantendo-se, dessa forma, na zona de Pessimismo Moderado. Além do mais, trata-se da sexta pontuação abaixo de zero seguida após três meses com resultados positivos.


Em abril, comparativamente a março (quando o indicador havia sido de -114 pontos), o nível de confiança recuou 12 pontos – segunda queda mensal consecutiva. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, houve uma diminuição de 59 pontos, já que o ICEB havia marcado -67 pontos à época.


A diminuição do nível de confiança de março a abril não aconteceu de forma generalizada, visto que ocorreu somente em um dos quatro setores (Serviços). A queda em relação a abril do ano passado, por sua vez, repercutiu em três das atividades (Agropecuária, Indústria e Serviços).


Ao final, em abril deste ano, apenas um dos setores assinalou pontuação superior a zero: a Agropecuária, com 30 pontos. As demais pontuações foram: Indústria, -133 pontos; Serviços, -157 pontos; e Comércio, -100 pontos. Dessa forma, o setor agropecuário foi o de melhor resultado, enquanto a atividade de Serviços expôs o menor nível de confiança.
Do conjunto avaliado de temas, os itens crédito, situação financeira e PIB estadual foram aqueles com as piores expectativas do empresariado baiano. Em contrapartida, as variáveis câmbio, exportação e juros apresentaram os indicadores de confiança em situação menos desfavorável no mês.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments