Tutores de cães e gatos puderam imunizar seus pets com a vacina antirrábica em uma ação realizada na quinta-feira (10) na Praça Irmã Dulce, no Largo de Roma, espaço onde acontece a programação da Festa de Santa Dulce dos Pobres. A ação, que busca promover o cuidado com os animais, foi realizada pela Prefeitura através da Secretaria de Sustentabilidade, Resiliência e Proteção Animal (Secis).
A imunização contra a raiva para cães e gatos também ocorre nesta sexta-feira (11), no mesmo local, das 13h às 16h. Devem ser imunizados cães e gatos a partir dos três meses de idade, exceto os que estiverem doentes. Não é obrigatório apresentar documentação. A mobilização será uma oportunidade para os fiéis que comparecem a trezena protejam seus animais.
A funcionária pública Heloísa Helena Goes Silva, 70 anos, aproveitou a ação para vacinar o cachorro Halley, que tem 13 anos. “Vi no jornal falando dessa ação e aproveitei para vir logo. Achei muito positiva a ação”, contou.
O autônomo Leonardo Sobrinho Chemmes, 34 anos, também compareceu para vacinar as cadelas Isadora, de 9 anos, e Beatriz, de 2 anos. “Minha experiência foi muito boa. O procedimento também foi muito rápido para cadastrar e liberar a vacina. Achei a iniciativa muito boa por dar essa atenção aos animais”, afirmou.
A titular da Secis, Marcelle Moraes, explicou que a imunização dos animais tem sido oferecida em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para facilitar que os tutores tenham acesso ao serviço. “Manter os nossos animais devidamente vacinados contra a raiva é uma forma de manter a segurança de todos, já que se trata de uma zoonose que pode ser transmitida para os seres humanos. Essa parceria visa reduzir o número de animais não vacinados na cidade”, finalizou.