Ex-prefeito de Salvador e presidente da Fundação Índigo, ACM Neto participou nesta sexta-feira (16), em Vitória da Conquista, do lançamento do projeto Governando com as Pessoas, fruto de uma parceria com a administração da capital baiana.
A assinatura do termo de cooperação técnica aconteceu no auditório Lúcia Dórea (Cemae), onde a prefeita Sheila Lemos recepcionou ACM Neto, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, e outras lideranças políticas.
Em discurso, Sheila Lemos afirmou que se inspirou no Programa “Ouvindo Nosso Bairro”, lançado por ACM Neto em 2015, durante sua primeira gestão, para criar o “Governando com as Pessoas”.
De acordo com a prefeita, cada cidadão poderá sugerir até três obras a serem priorizadas em seu bairro. As mais votadas seguem para análise técnica e de viabilidade econômica.
Superada esta etapa, há a aprovação das sugestões viáveis. Em seguida, uma votação totalmente digital é feita para escolher as três principais obras possíveis de serem executadas, e a Prefeitura entra em ação.
ACM Neto lembrou que o Ouvindo Nosso Bairro se transformou no maior programa de consulta popular e orçamento participativo do Brasil. Através de votação eletrônica e presencial, moradores de todos os 170 bairros de Salvador escolheram obras que gostariam que fossem realizadas em suas comunidades.
“Através do programa, realizamos milhares de obras que transformaram o perfil de Salvador, e, principalmente, a vida das pessoas. O Ouvindo Nosso Bairro é um dos projetos que mais tenho orgulho durante meus oito anos de prefeito “, disse Neto.
Após assinar o termo de cooperação técnica com a Prefeitura de Vitória da Conquista, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, afirmou que iniciativas desse tipo trazem benefícios para a população.
“É muito importante estarmos mais próximos, para a gente aproveitar boas iniciativas que estão ocorrendo em cidades como Vitória da Conquista, assim como Vitória da Conquista aproveitar boas iniciativas de Salvador”, disse o prefeito.
“Nós desenvolvemos esse sistema. Já temos a tecnologia, a expertise, o know-how. Vamos dar o apoio técnico. E eu tenho certeza que agora, com este projeto, a vida das pessoas que moram em Conquista vai melhorar muito e, ao mesmo tempo, elevar ainda mais a qualidade da gestão da prefeita Sheila”, acrescentou Bruno.