A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) sediou, na tarde desta quinta-feira (21), a 6ª reunião da diretoria executiva da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale). Participaram do encontro, realizado no Salão Nobre da Casa, 16 parlamentares de vários estados do país. Eles foram recepcionados pela anfitriã, a chefe do Legislativo baiano, deputada Ivana Bastos, que integra a atual gestão no cargo de 2ª tesoureira da Unale, entidade da qual já foi presidente.
“É com muita alegria que recebemos aqui companheiros de uma longa jornada. Tem quinze anos que sou filiada à Unale, que é como se fosse uma família. Reencontei amigos e apresentei aos colegas a Bahia e a ALBA. Feliz, pela manhã, quando recebemos o prêmio da Assembleia Cidadã. Tivemos o governador, que veio nos abraçar e visitar os deputados e deputadas, que elegeram Jerônimo Rodrigues como o governador da Unale. Pela tarde, fizemos uma excelente reunião. Quero agradecer pela escolha que fizeram por nossa cidade e dizer que a Bahia está de braços abertos para receber a todos, debatendo os principais temas do Brasil”, declarou a presidente Ivana.
Representando a Bahia como secretária da diretoria executiva, a deputada Fabíola Mansur (PSB) considerou extremamente positiva a reunião, destacando algumas mudanças no estatuto, visando a modernização e adaptação às normativas federais, a marcha dos deputados e o enfrentamento à violência contra a mulher. “No início de setembro, vamos realizar um encontro na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul, para discutir esta grave questão. A Comissão de Mulheres da Unale, com deputadas estaduais de todo o país e parlamentares convidadas do Peru, Chile e Bolívia, vai tratar deste assunto, uma verdadeira epidemia mundial. Queremos compartilhar as melhores experiências para sairmos com encaminhamentos globais sobre como enfrentar a violência”, apontou a socialista.
A presidente da Unale, deputada Tia Ju (RJ), agradeceu à deputada Ivana pela acolhida e também disse que a reunião foi muito proveitosa, com discussão de diversos assuntos importantes. Ela citou a criação e implantação da Frente Parlamentar Mista na Câmara, a Conferência da Unale, que acontecerá em dezembro, em Bento Gonçalves (RS), e as prerrogativas dos deputados estaduais. A dirigente da entidade falou ainda sobre a regulamentação do Fundo Partidário. “Os deputados estaduais não recebem fundo partidário. A gente quer levar uma proposta para ter uma participação, para que as nossas campanhas eleitorais possam ser dirigidas por nós mesmos e não ficarmos na dependência do que vem para o deputado federal”, afirmou.
A reunião contou com a participação online de vários deputados e deputadas, que fizeram suas deliberações pela Plataforma Zoom. Marcaram presença na ALBA, além das deputadas mencionadas, os seguintes parlamentares: Ana Cunha (Pará); Adjuto Afonso (Amazonas); Georgeo Passos (Sergipe); Rodrigo Minotto (Santa Catarina); Dirceu Ten Caten (Pará); Wellington do Curso (Maranhão); Camila Toscano (Paraíba); Stuart Castro (Ceará); Luciano Pimentel (Sergipe); Zé Laviola (Minas Gerais); Sérgio Aguiar (Ceará); Antonia Sales (Acre); Vilmar Sanchin (Rio Grande do Sul).