O atleta baiano Rubens Doria, que compõe a equipe da Seleção Brasileira de Basquete há 15 anos, recentemente foi convocado para participar do próximo Campeonato Mundial, a ser realizado em agosto, na Argentina. Na carreira de atleta, Doria coleciona diversos títulos internacionais, como Campeão Pan-Americano no Chile (2012), Costa Rica (2016) e vice-campeão no Brasil (2018). Em mundiais foi vice-campeão no Brasil (2021) e levou o terceiro lugar na Grécia (2013).
“A Bahia é um celeiro de bons atletas, que representaram e continuam representando o nosso país, mesmo após a passar a etapa profissional. Essa representatividade social dá aos jovens a possibilidade de sonhar e de se tornar um atleta de alta performance”, avalia Rubens.
Sua primeira participação em competições foi no Pan-Americano de 2006, no Guarujá (Brasil), onde conquistou o 3º lugar. Em 2007, se consagrou como vice-campeão no Campeonato Mundial em San Juan (Porto Rico) e, no ano seguinte, vice-campeão no Pan-Americano em Montevideo (Uruguai).
Fora da quadra, o baiano atua como coordenador de equipe, estruturando os sistemas de jogo, e também tem experiência como gestor – tendo ocupado o cargo de diretor do colégio Villa Global Education e exercido dois mandatos como presidente da Associação de Basquete Veteranos da Bahia.
O Campeonato Mundial de Basketball Master deste ano acontece a partir do dia 25 de agosto e a equipe de Rubens já está se preparando para a competição. “Uma convocação para participar de um campeonato internacional sempre é muito motivadora e nos energiza para fazermos o melhor representando nosso país. Vamos em busca de melhorar nosso condicionamento físico e aprimorar as técnicas. No meu caso específico, ainda ‘calibrar’ a mão para os arremessos de 3 pontos, que são minha especialidade”, conclui o esportista.