HomeCulturaBloco Alvorada faz a 42ª Lavagem da Fonte do Gravatá com shows gratuitos

Bloco Alvorada faz a 42ª Lavagem da Fonte do Gravatá com shows gratuitos

No próximo dia 1º, o bloco Alvorada realiza a 43ª Lavagem da Fonte do Gravatá, na Rua da Independência, bairro de Nazaré, onde a agremiação nasceu e mantém sua sede. O evento começa com o missa, às 9h, na Igreja Rosário dos Pretos, seguido de rito religioso no local do monumento e cortejo da fonte até o palco com a Banda Swing do Pelo. O show gratuito com muito samba, marca o último ensaio do bloco antes do Carnaval 2024, com ala de canto do Alvorada, Ilê Aiyê, Roberto Mendes e Morango e a partir do meio-dia.

A Lavagem da Fonte do Gravatá acontece desde década 70 no monumento instalado na esquina das ruas do Gravatá e Independência. Este ano, o evento conta com momento especial que consolida o tema “Nengua Guanguacese: 100 anos de mar, folha e fé.- que o bloco pioneiro da Sexta-feira irá levar para o Carnaval 2026– reunindo foliões do bloco, amantes do samba e a comunidade do bairro.

O ensaio geral terá show com a ala de canto do Alvorada, Morango e Ilê Aiyê. A Lavagem da Fonte do Gravatá é patrocinada pelo Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria Estadual do Turismo (Setur) e integra o calendário de Festas Populares de Salvador desde 2015.
A tradição religiosa ressalta a importância histórica do monumento do século XVIII que fica ao lado da sede da agremiação carnavalesca que nasceu em 1975, na casa 55 da Rua do Gravatá, imóvel entre a fonte do orixá Nanã e a Igreja de Nossa Senhora de Santana. A santa católica é associada ao orixá que tem o domínio da vida e morte, saúde e maternidade.

A agremiação irá levar para a Avenida o tema , em tributo à sacerdotisa Dona Olga Conceição Cruz, conhecida como Nengua Guanguacese, uma das mais importantes líderes espirituais da nação Angola e referência do Terreiro Bate Folha — o Manso Banduquenqué, reconhecido como o primeiro terreiro tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em 2026, o desfile da Sexta-feira de Carnaval contará novamente com grandes nomes do samba baiano. A ala de canto reunirá Bira (Negros de Fé), Arnaldo Rafael, Romilson (Partido Popular), Marco Poca Olho, Valdélio França, Tiago Dantas (Representa) e Rogério Bambeia, com participações especiais de Marquinho Sensação, Renato da Rocinha e Roberto Mendes.

Ao longo da vida, Nengua Guanguacese foi reconhecida pela sabedoria, generosidade e firmeza. Guiou centenas de filhos e filhas de santo, acolheu famílias inteiras e consolidou o Bate Folha como um dos mais importantes espaços de resistência das religiões de matriz africana. Com sua partida, em 25 de abril de 2023, aos 98 anos, encantou-se, mas deixou um legado de fé, amor e partilha.

Histórico
Fundado em 1º de janeiro de 1975 por jovens estudantes do Colégio Severino Vieira — entre eles Vadinho França, também fundador da Unesamba, que reúne os nove blocos de samba da folia baiana —, o Alvorada nasceu no Gravatá e foi responsável por inaugurar a Sexta-feira de Carnaval, abrindo oficialmente o primeiro dia da festa na capital baiana. Seu nome simboliza justamente esse papel: o de anunciar o nascer do Carnaval, o despertar da alegria e da tradição do samba.

Ao longo de cinco décadas, o Alvorada manteve viva sua essência: repertório próprio, ala de canto com artistas da terra, ala das baianas e de passistas, e o inconfundível galo de três metros, que abre o cortejo da agremiação. Mas o bloco é mais do que um símbolo da avenida. Durante todo o ano, realiza ações sociais e culturais com a comunidade, como a Feira de Empreendedores Negros, o tradicional caruru que marca o início dos ensaios e a Lavagem da Fonte de Nanã, rituais que reforçam a ligação espiritual com o Terreiro Bate Folha e com a religiosidade afro-baiana.

Os associados já podem garantir a fantasia. O valor individual (R$ 280) e a casadinha (R$ 500) ainda podem ser parcelados em até 3 vezes no cartão de crédito sem juros. A sede do bloco fica na Ladeira da Independência, nº 68, Nazaré, e o funcionamento é das 9h às 17h (segunda a sexta-feira), e das 9h às 17h (sábado). A fantasia também está à venda na loja do Alvorada no Shopping Center Lapa (L2), segunda a sexta: das 9h às 20h e sábado: das 9h às 19h30; Samba Vivo (Shopping Piedade – L4): 9h às 20h; Central do Carnaval (Shopping da Bahia – L3), 9h às 22h; balcões Ticketmaker, (Parque Shopping Bahia- a partir das 10h, Shopping Paralela, Shopping Piedade e Salvador Shopping), 9h às 20h. Interessados também podem encontrar o Alvorada na internet pelo site www.alvorada.org.br ou acessar as redes sociais. Mais informações: 3322 3684 ou 98649 7103.

SERVIÇO
O quê:  42ª Lavagem da Fonte do Gravatá, Ladeira da Independência – Nazaré
Quando: 1º de fevereiro, das 12h às 20h
Atrações: banda percussiva Swing do Pelô, Morango e Ilê Aiyê e ala de canto do Alvorada
Ingresso: Gratuito
Facebook e Instagram: @BlocoAlvorada
Twitter: @alvoradabloco
Flirck: alvoradablocodesamba@yahoo.com.br
Youtube: AlvoradaSamba

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments