Encontra-se em análise na Câmara Municipal de Salvador o Projeto de Indicação n.º 457/2025, de autoria do vereador João Cláudio Bacelar (Podemos), que propõe a implementação de redes de Wi-Fi gratuitas em todos os mercados e feiras municipais.
O projeto visa modernizar o comércio local, promover a inclusão digital dos comerciantes e melhorar a experiência dos consumidores.
“A oferta de Wi-Fi gratuito nos mercados e feiras municipais não somente facilita as transações digitais, aumentando a segurança ao reduzir a circulação de dinheiro em espécie, como também promove acessibilidade digital e competitividade para os pequenos comerciantes”, afirmou o vereador João Cláudio Bacelar.
Segundo o projeto, o avanço tecnológico tornou a internet uma ferramenta indispensável para o funcionamento cotidiano desses espaços, permitindo que os comerciantes realizem transações via PIX ou por máquinas de cartão de crédito e débito, que dependem de conexão estável. E, portanto, a falta de internet pode comprometer vendas e impactar diretamente a renda dos trabalhadores.
A proposta segue exemplos de diversas cidades brasileiras e internacionais que adotaram soluções semelhantes, ampliando a inclusão digital, melhorando os serviços e fortalecendo a economia local.
De acordo com o vereador, os mercados e feiras de Salvador são considerados centros comerciais populares estratégicos, essenciais para a economia local. “Além de gerar empregos diretos e indiretos e fomentar o empreendedorismo, esses espaços oferecem uma ampla variedade de produtos e serviços, que variam desde alimentos frescos, artesanato e vestuário até utensílios domésticos, artigos religiosos e gastronomia local”, pontuou.
E frisou que também representam patrimônio cultural e pontos de referência turística e social da cidade.