HomeCidadeCâmara de Salvador marcará presença no desfile do 2 de Julho

Câmara de Salvador marcará presença no desfile do 2 de Julho

Com o tema: “Eu sou o 2 de Julho”, celebrando os 202 anos da Independência do Brasil na Bahia e a resistência do povo baiano, o desfile cívico de 2025 contará, mais uma vez, com a participação da Câmara Municipal de Salvador. Ao lado de colegas vereadores, o presidente da Casa, Carlos Muniz (PSDB), representará o Legislativo Municipal, nesta quarta-feira (2), a partir das 7h, no Largo da Lapinha.

“Por mais um ano, vamos às ruas celebrar uma data considerada máxima para a Bahia e uma das mais especiais para o Brasil, levando em consideração que, mesmo com a declaração de independente, em 1822, o Brasil ainda precisava se livrar das tropas portuguesas que persistiam em continuar em algumas províncias. Então, foi no 2 de Julho de 1823, que o Brasil consolidou, de fato, sua independência”, destacou Carlos Muniz.

A programação no Largo da Lapinha começa na alvorada com queima de fogos, às 6h, anunciando a abertura das celebrações pela data magna da Bahia. Às 8h, as autoridades participam do início da cerimônia de hasteamento de bandeiras, execução do Hino ao 2 de Julho e colocação de flores no monumento ao General Labatut, na preparação para a saída dos carros do Caboclo e da Cabocla, às 9h.

O desfile cívico contará com a participação dos Caboclos de Itaparica, fanfarras, filarmônicas e grupos populares, percorrendo da Lapinha até a Praça Thomé de Souza. O trajeto será palco do Concurso de Fachadas decoradas e de paradas para homenagens aos heróis da Independência e a instituições históricas como o Convento da Soledade e a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos.

A primeira etapa do desfile termina em frente à Câmara Municipal de Salvador, onde os carros do Caboclo e da Cabocla são recolhidos ao caramanchão da Praça Thomé de Souza.

Segunda parte do desfile

Pela tarde, às 13h30, o cortejo será retomado pela Avenida Sete de Setembro, com a participação dos Caboclos de Itaparica, Museu Vivo na Cidade, fanfarras municipais e estaduais, com breve parada em frente ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB).

Às 15h, ocorre a cerimônia cívica no 2º Distrito Naval e, às 16h, cerimônias cívicas no Campo Grande com a chegada dos carros dos Caboclos; hasteamento das bandeiras por autoridades; execução do Hino Nacional pelas bandas de música da Marinha, Exército e Aeronáutica; colocação de coroas de flores no Monumento ao 2 de Julho por autoridades; acendimento da pira do Fogo Simbólico; execução do Hino ao 2 de Julho: Coral da PM/BA e banda de música Wanderley, da Polícia Militar da Bahia.

As celebrações do dia serão encerradas com o Encontro de Filarmônicas sob a regência do maestro Fred Dantas, das 17h30 às 21h30.

Organizada pela Fundação Gregório de Mattos, a programação cultural segue na Praça do Campo Grande até o dia 5 de julho. No dia 3, às 18h, apresentação do Coral da Cidade do Salvador e a realização do Baile da Independência, às 19h, com a orquestra do maestro Fred Dantas. Na sexta-feira (4), às 19h, show do cantor Gerônimo.

No sábado (5), o dia será encerrado com a volta dos Caboclos do Campo Grande ao Pavilhão da Lapinha, às 18h.

Importância histórica

O 2 de Julho celebra a Independência do Brasil na Bahia, em 1823, marcando o fim de um período de 17 meses de conflito entre as tropas brasileiras e portuguesas na então província da Bahia, após a proclamação da Independência do Brasil em 7 de setembro de 1822.

A data guarda grande simbolismo para a Bahia, reforçando que o povo baiano não se rendeu às tropas portuguesas e permaneceu lutando por liberdade.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments