HomeCidadeCâmara vai conceder Título de Cidadão de Salvador a Seu Jorge nesta...

Câmara vai conceder Título de Cidadão de Salvador a Seu Jorge nesta sexta-feira (25)

A Câmara Municipal de Salvador vai homenagear o cantor, compositor e ator Seu Jorge com o Título de Cidadão de Salvador. Por iniciativa da vereadora Cris Correia (PSDB), autora do Projeto de Resolução nº 64/2024, a sessão solene será nesta sexta-feira (25), às 10h30, no Plenário Cosme de Farias. Jorge Mário da Silva, conhecido como Seu Jorge, é natural de Belford Roxo (RJ).

Em sua justificativa, a vereadora destaca que Seu Jorge “é o artista brasileiro com uma das maiores expressões da nossa música no Brasil e amplamente conhecido no exterior e sempre se afirma como divulgador do seu país no mundo todo, também divulgando a cultura da Bahia internacionalmente, preservando suas raízes ancestrais, a especificidade da cultura soteropolitana”. Recentemente, Seu Jorge lançou o álbum “Baile à la Baiana”, com a participação dos artistas baianos Magary Lord, Pierre Onassis e Peu Meurray.

“Salvador está em Seu Jorge por diversos motivos. É uma conexão ancestral e esse novo trabalho reitera e honra nosso chão, a nossa cultura, identidade, história, lutas e, o mais importante, amplia a nossa representatividade. É Seu Jorge, é a Bahia, somos nós, com toda a nossa potência, africanidade, no mundo e em local de destaque”, afirma a vereadora.

Comovido com a homenagem, Seu Jorge ressalta a importância desse reconhecimento: “Receber esse título é uma honra que carrego no coração. Salvador é um lugar onde me sinto em casa, onde a música pulsa de forma diferente. Ter minha trajetória reconhecida por essa cidade tão rica culturalmente é um privilégio imenso. Me sinto abraçado pela Bahia, e esse título é mais um símbolo dessa conexão que sempre existiu entre nós”.

Baile à la Baiana

A entrega do título ocorre no mesmo ano em que o artista lançou o elogiado álbum “Baile à la Baiana”, disponível em todas as plataformas de streaming. Com 11 faixas inéditas, o disco une a musicalidade carioca às raízes baianas, criando uma sonoridade afro-brasileira rica e dançante. “Esse disco é uma junção de influências que venho acumulando ao longo dos anos, misturando minhas raízes cariocas com a força da música preta da Bahia”, contou o artista na ocasião do lançamento. “É um álbum para dançar, se divertir e celebrar a vida”, completou.

A inspiração para o projeto nasceu justamente em Salvador, no Galpão Cheio de Assunto, um espaço cultural comandado pelo percussionista e amigo Peu Meurray. Foi ali que Seu Jorge se reencontrou com a efervescência artística da cidade e estreitou os laços com Magary Lord, parceiro em diversas composições do álbum. As colaborações com músicos como Adriano Trindade, Rodrigo Tavares, Ivan Sacerdote e a banda Conjuntão Pesadão reforçam a fusão rítmica entre Bahia e Rio de Janeiro, que atravessa todo o disco.

Sobre Seu Jorge – Cantor, compositor, ator e multi-instrumentista, Seu Jorge navega entre os universos do samba, MPB, R&B, Bossa Nova e funk, conectando gerações e fronteiras através da música e do cinema. Com uma trajetória pautada na pluralidade artística, tornou-se uma voz potente tanto no entretenimento nacional quanto internacional.

Seu Jorge despontou para o grande público em 1997, ao fundar a banda Farofa Carioca, com Gabriel Moura e o flautista francês Bertrand Doussain, um grupo que mesclava rap, samba, MPB, soul e reggae. O álbum de estreia, “Moro no Brasil”, continha o icônico single “A Carne”, uma crítica social que se tornou um hino antirracista na voz de Elza Soares.

Pouco depois, iniciou sua carreira solo e, em 2001, lançou “Samba Esporte Fino”, também conhecido internacionalmente como “Carolina”, produzido por Mário Caldato e Daniel Ganjaman. O disco firmou seu nome na música brasileira, com hits como “Carolina” e “Chega no Swing”.

Paralelamente à música, Seu Jorge encontrou no cinema uma plataforma para expandir sua arte, com atuações em “Cidade de Deus” (2002) e “A Vida Marinha com Steve Zissou” (2004), “Casa de Areia” (2005), “Tropa de Elite 2” (2010), “Abe” (2019), “Marighella” (2021).

Em 2025, Seu Jorge integra o elenco de “Corrida dos Bichos”, dirigido pelo premiado cineasta Fernando Meirelles e Ernesto Solis, e “A Melhor Mãe do Mundo”, de Anna Muylaert, que teve sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Berlim, em fevereiro. Seu Jorge também marcou presença no streaming, estrelando séries como “Irmandade” (Netflix), “Mandrake” (HBO) e “Manhãs de Setembro” (Amazon Prime).

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments