HomeCidadeCentro Pop Dois de Julho completa sete anos no acolhimento a pessoas...

Centro Pop Dois de Julho completa sete anos no acolhimento a pessoas em situação de rua

Com média de atendimento de até 6 mil pessoas por semestre, o Centro Pop Dois de Julho completa sete anos de trabalho junto à população em situação de rua e vulnerabilidade de Salvador. No espaço, os assistidos têm acesso a banho, café da manhã, encaminhamentos para retirada de documentos e serviços de saúde, além de participarem de palestras e outras atividades informativas. Somente no primeiro semestre de 2025, a unidade atendeu 4.299 pessoas, com 33.312 serviços ofertados.

Geridas pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), as três unidades de Centros Pop ficam nas regiões da Djalma Dutra, Mares e Dois de Julho. No primeiro semestre deste ano, foram 117.570 atendimentos nos três espaços. Em 2024, o total foi de 248.019 atendimentos.

O supervisor técnico dos Centros Pop, Matheus Mello de Santana, destaca a importância dos espaços na oferta e manutenção da cidadania e dignidade para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade de Salvador. “É muito simbólico alcançar a marca de sete anos de trabalho em um Centro Pop localizado no Centro da cidade, historicamente a região que mais concentra essa população em Salvador. Espaços como este são muito eficazes no atendimento e acompanhamento dessas pessoas, estabelecendo vínculos com esses assistidos, em um contato diário, mostrando que eles têm o Centro como referência de um atendimento de qualidade”, explica o gestor.

Gestora do Centro Pop Dois de Julho, Regina Celi Webering lembra que o trabalho principal do espaço é garantir os direitos dos assistidos. “Distribuímos alimentação pela manhã e à tarde, além dos encaminhamentos necessários. É uma população invisível, mas são pessoas que têm família, pais, mães, filhos e esposas. É muito gratificante trabalhar junto a essas pessoas, conseguir promover o reencontro de familiares, por exemplo. São histórias delicadas e este espaço ajuda as pessoas a terem um pouco mais de dignidade”, diz.

O Centro Pop Dois de Julho conta com uma equipe formada por 12 profissionais, entre psicóloga, técnicos e assistentes sociais, além de recepcionistas, agentes administrativos, prestadores de serviços gerais, agentes de portaria e educadores.

Recomeço – Michel Pereira, de 34 anos, é um dos acolhidos que faz uso diário da estrutura do Centro Pop Dois de Julho. “Este espaço é muito especial, já recebi bastante auxílio, um equipamento que nos permite ter alguma dignidade. Aqui sou acolhido, realizo minha higiene, faço tratamento de saúde e tenho a ajuda de que preciso”, afirma.

O agente de portaria do Centro Pop Dois de Julho, Nivaldo Santos, 59 anos, trabalha há seis anos na unidade. “Sou muito agradecido por fazer parte dessa história. É um equipamento muito importante no acolhimento de pessoas que realmente precisam de ajuda. É muito gratificante ver a importância desse trabalho ao longo dos anos”, diz o agente de portaria.

Ex-assistido do Centro Pop Dois de Julho e há dois anos funcionário do espaço, o auxiliar de serviços gerais Leonardo Américo conta um pouco de sua trajetória da rua até o recomeço. “Vivi um tempo na rua, mas fui assistido nessa unidade e, ao saber da oportunidade, a partir do programa Vida Nova Empregabilidade, me candidatei e hoje trabalho aqui. O Centro Pop é um espaço que garante os direitos do cidadão, auxilia na obtenção de documentos e encaminhamento para diversos serviços municipais. Recebi um apoio técnico muito bom e hoje só tenho a agradecer”, destaca.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments