HomeCidadeCentros de Referência de Atendimento à Mulher contam com programação especial durante...

Centros de Referência de Atendimento à Mulher contam com programação especial durante Agosto Lilás

Os três Centros de Referência de Atendimento à Mulher (CRAMs) de Salvador estão com uma programação especial ao longo do mês como parte da Campanha Agosto Lilás. A programação, que simboliza o compromisso coletivo com a erradicação da violência de gênero, inclui palestras, rodas de conversa e atendimentos voltados à saúde física e mental, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Os encontros abordam temas como direitos das mulheres, canais de denúncia e políticas públicas de proteção.

O Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream), situado na Fazenda Grande II, terá uma atividade de autocuidado relacionado à saúde, com a participação de uma equipe da Unidade de Saúde da Família Jaguaripe. A atividade ocorrerá na próxima quinta-feira (14), das 9h às 12h. No dia 26, às 14h, haverá um cinedebate no espaço de atendimento com a exibição do filme Até a Última Gota, seguida de uma discussão sobre a obra e a temática abordada.

Já o Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRAMLV) também recebe na próxima quinta uma sessão de autocuidado, em parceria com a Fio 360. Nos dias 20 e 27, a partir das 9h, o CRAMLV terá uma atividade de dança terapia com Hildete Clara Hora. Ainda no dia 20, às 14h, será realizada no centro a roda de conversa Empoderamento Feminino e Autoestima, com a participação de Laisa Domingos. O Centro Loreta Valadares fica na Casa da Mulher Brasileira, no Caminho das Árvores.

Além disso, o CRAM em Movimento, serviço itinerante com ações preventivas à violência contra a mulher, passará por diversos locais até o dia 29 de agosto, levando informação e orientação para o público feminino. O serviço estará na Praça Irmã Dulce, na quermesse de Santa Dulce dos Pobres neste sábado (9) e, em seguida, passará por lugares como Shopping Bela Vista, Unidade Básica de Saúde (UBS) César de Araújo, Unidade de Saúde da Família (USF) Imbuí, Shopping Center Lapa, UBS Maria Conceição Santiago Imbassahy, Cidade da Luz (Pituaçu) e USF Pituaçu. A programação dos CRAMs e do CRAM em Movimento está sujeita a alteração. As informações podem ser confirmadas por meio do telefone das unidades.

Funcionamento – Os CRAMs estão localizados em três bairros diferentes da cidade e podem ser acessados por todas as mulheres residentes em Salvador que se encontrem em situação de violência doméstica ou familiar. Recentemente, a Prefeitura de Salvador ampliou a atuação dos equipamentos, oferecendo orientação, acompanhamento psicológico, social e jurídico, além de encaminhamentos para a rede de proteção, capacitação e inserção no mundo do trabalho.

“Os Centros de Referência e de Atenção à Mulher são os locais onde essas mulheres são acolhidas, assistidas, acompanhadas; onde nós trabalhamos com a prevenção também, através de ações como o CRAM em Movimento. O objetivo é fazer toda a tratativa com essas mulheres vítimas de violência através de uma equipe psicossocial. No caso do CRAM em Movimento, as ações são preventivas para orientar as mulheres sobre a compreensão da violência: se ela está sofrendo violência e onde buscar ajuda. É uma unidade especializada, com uma equipe multidisciplinar que atua todo o ano no cuidado de prevenção, atenção e acolhimento das mulheres vítimas de violência de Salvador”, explica a titular da Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Fernanda Lordêlo.

Alguns dos serviços gratuitos disponíveis ao público feminino nesses locais são a escuta qualificada, o referenciamento, o atendimento individual e coletivo; este último por meio de grupos terapêuticos, rodas de conversa e de cidadania. Também são feitos encaminhamentos para os diversos serviços da rede de enfrentamento à violência contra a mulher e garantia de direitos, a teleorientação e o teleatendimento. Além disso, há o acolhimento de até 23 mulheres, durante 15 dias, junto com os dependentes de até 12 anos de idade e o programa Guarda Maria, para a proteção temporária da assistida em situação de risco de morte, quando estiver em acolhimento.

“O Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce, além de Centro de Referência e Atenção, também funciona como acolhimento provisório, no caso de mulheres que precisam ficar conosco durante um período; que não estão em risco de morte, mas que precisam verificar benefícios, ter um afastamento do agressor, que não têm família ou amigos naquele momento. Então elas ficam sob os nossos cuidados durante o primeiro passo. O Camsid também trabalha com mulheres vítimas de tráfico humano ou mulheres que, de acordo com a identificação dos órgãos de segurança, encontravam-se em situação de trabalho análogo à escravidão”, explica Lordêlo.

Os três equipamentos são geridos pela SPMJ e contam com equipe multidisciplinar composta por psicóloga, assistente social e advogada para atendimento e acolhimento, auxiliando nas questões em torno da compreensão e rompimento do ciclo da violência, fortalecimento e construção da autoestima.

Endereços e contatos – O Centro de Referência de Atenção à Mulher Loreta Valadares (CRAMLV) está situado na Avenida Tancredo Neves, no Caminho das Árvores, dentro da Casa da Mulher Brasileira, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone para contato é o (71) 3202-7396/9701/4675.

O Centro de Referência Especializado de Atendimento à Mulher Arlette Magalhães (Cream) funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua José Seixas Filho, N 11CH, na Fazenda Grande II. O telefone para contato é (71) 3202-7380.

Já o Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid) está localizado na Rua Lelis Piedade, Nº 63, Ribeira. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, mas o local permanece aberto 24 horas por dia para acolhimento. O telefone para contato é (71) 3202-7399.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments