HomeCidadeCodesal prossegue com projeto Defesa Civil nas Escolas no segundo semestre

Codesal prossegue com projeto Defesa Civil nas Escolas no segundo semestre

Para garantir a segurança e o bem-estar das comunidades escolares que vivem próximas às áreas de risco, a Defesa Civil de Salvador (Codesal) segue com o projeto Defesa Civil nas Escolas (PDCE). A atividade tem como objetivo principal educar os alunos sobre medidas de segurança, prevenção de riscos e primeiros socorros, equipando-os com conhecimentos cruciais para lidar com situações adversas. 

No segundo semestre deste ano, o PDCE expande suas atividades para atender cinco escolas no turno diurno, abrangendo quatro escolas no continente e uma na ilha de Maré. Além disso, duas escolas destinadas à educação de jovens e adultos também serão contempladas pelo projeto. 

A coordenadora da iniciativa, Rafaela Oliveira, explica que o PDCE abrange as escolas da rede municipal de ensino de Salvador, concentrando-se principalmente nos anos iniciais, do 3º ao 5º ano, e também oferecendo o projeto PDCEJA, voltado para jovens e adultos que frequentam a escola à noite. Com a retomada das atividades escolares no segundo semestre, o projeto está prestes a adentrar nas escolas com o primeiro módulo, focado em temas relacionados à Defesa Civil e Percepção de Risco. 

O PDCE também abrange ensinamentos sobre Primeiros Socorros e Zoonoses, em parceria com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Educação Ambiental e Mudanças Climáticas. “Destacamos a importância da sustentabilidade e da conscientização sobre as alterações no clima”, pontua Rafaela. 

A coordenadora ressalta ainda que o engajamento dos educadores é fundamental para o sucesso do PDCE. “Estamos realizando reuniões com os professores para apresentar o projeto e, no dia 22, iniciamos nossas atividades com o primeiro módulo na Escola Municipal Oito de Maio, localizada no Subúrbio Ferroviário”, informa. 

Todos os módulos abordados durante o projeto estão alinhados com as diretrizes curriculares da rede municipal de ensino. São priorizadas as escolas situadas em áreas de risco ou com um grande número de alunos que residem nessas áreas. 

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