HomeCidadeCom expectativa de mais de 1 milhão de pessoas, Lavagem do Bonfim...

Com expectativa de mais de 1 milhão de pessoas, Lavagem do Bonfim é ponto alto do verão de Salvador e ajuda a ampliar número de visitantes

A Lavagem do Bonfim é um dos momentos mais importantes do verão de Salvador. Seja pela força da fé dos baianos, pela multidão que todos os anos lota as ruas ou pelo sincretismo que marca a identidade local, as imagens da festa popular divulgam a cultura da capital baiana para todo o mundo. Nesta quinta-feira (15), o que se vê mais uma vez é a Cidade Baixa lotada, desde o Comércio até a Colina Sagrada, com a expectativa da Prefeitura de reunir mais de 1 milhão de pessoas ao longo do trajeto.

Essa é a projeção da Empresa Salvador Turismo (Saltur). O presidente do órgão municipal, Isaac Edington, destacou a importância da Lavagem do Bonfim e a presença cada vez maior do público: “Esse é um momento muito especial para a cidade. Essa é uma festa que demonstra muito a força do nosso sincretismo religioso e de todas as religiões que aqui vêm prestar essa homenagem à Conceição da Praia e ao Senhor do Bonfim. A gente deve receber mais de 1 milhão de pessoas aqui nesse evento, que é um dos principais da cidade”, disse.

A Lavagem do Bonfim contribui para alavancar o número de turistas que Salvador recebe no verão. Segundo Isaac, a capital baiana deve fechar a alta temporada como um dos principais destinos da estação no país.

“Temos registrado indicadores importantes com relação ao turismo, já desde o mês de setembro. Tivemos também um outubro bastante aquecido; novembro, com o programa Salvador Capital Afro; dezembro, com o Festival Virada, que foi apontado por uma revista de grande circulação como o principal destino para se passar o final do ano. Estamos muito felizes e já nos preparativos finais para entregar o maior carnaval da história da cidade, fazendo uma grande homenagem ao samba, que esse ano faz 110 anos. Samba que nasceu aqui na Bahia e foi exportado para o mundo inteiro”, afirmou o presidente da Saltur.

A vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo, Ana Paula Matos, comentou sobre a adesão cada vez maior das pessoas à Lavagem do Bonfim: “A cada ano, parece que há mais gente. A rua ficou pequena! Isso mostra que as pessoas estão com muita fé e que esse ano Salvador vai brilhar. Isso aumenta a responsabilidade, mas o trabalho também nos volta, sabendo que é propósito, é cuidar do povo”, disse.

Ela falou, também, sobre o simbolismo de iniciar o ano com essa festa religiosa: “É um momento de muita fé, é a força do povo baiano, é a nossa identidade cultural. Mais do que uma festa popular, é um momento de renovação da fé. Eu peço a Deus e à toda a espiritualidade dessa cidade, que cuide do nosso povo, que a gente possa ter um governo com um ano ainda melhor”, afirmou.

Assim como Ana Paula, o diretor de Artes e Fomento Cultural da Fundação Gregório de Mattos (FGM), George Vladimir, observou a ampliação da adesão à festa: “A Lavagem do Bonfim cresceu muito em relação ao ano passado, a gente já vê uma participação popular muito mais forte, a FGM participou de toda a articulação e preparação da festa e está com as equipes presentes aqui hoje para prestar todo o apoio necessário. Eu acho que vai ser uma festa muito bonita, porque está muito bem organizada e muito bem preparada, tanto pela Saltur quanto pela Secult. A festa está sendo um sucesso”, disse.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments