O laurofreitense Gilvan de Jesus, atleta de bicicross, conquistou o 3º lugar no Campeonato Brasileiro de BMX Racing 2023, em sua categoria. Com o apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas, ele disputou a competição em São Paulo, promovida pela Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). A disputa vale pontos importantes para o ranking nacional e olímpico da modalidade.
Gilvan contou que não foi fácil atingir a colocação na competição. “Passo o ano todo treinando e me preparando para esse momento. Não foi fácil. Abri mão de muitas coisas para estar treinando e consegui alcançar esse resultado”, disse.
O atleta é cria de Lauro de Freitas e segundo ele, representar a cidade no cenário nacional é motivo de orgulho. “Me sinto orgulhoso por representar essa cidade que muito amo, que é Lauro de Freitas. Eu sou o único piloto que sobrou na cidade. Eu tinha uma equipe, mas todos pararam. Eu não. Continuei”, contou.
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Trabalho, Esporte e Lazer de Lauro de Freitas (SETREL), deu suporte com hospedagem, transporte e alimentação ao atleta para que ele fosse disputar o campeonato. De acordo com o secretário Uilson Souza, o trabalho da Setrel é importante, pois apoia e incentiva o esporte local. “Gilvan é um atleta apoiado formalmente pela prefeitura, e agora atingiu essa escala de eventos nacionais. Arcamos com a hospedagem, alimentação diária. O município também participou ativamente, juntamente com a Sudesb, em relação ao transporte que levou a delegação da Bahia para São Paulo”, revelou.
O atleta promete que não vai parar por aí e almeja a primeira colocação. “Conquistando o 3º lugar, sendo o 3º do Brasil na minha categoria, isso me deixa muito feliz. E vou treinar mais para na próxima competição conquistar o 1º lugar”, promete. Por fim, ele agradeceu o apoio de todos. “Quero agradecer aos que me incentivaram, apoiaram, aos amigos, à família. Quero agradecer também ao secretário Uilson, que sempre me deu incentivo. Agradecer a todos. E ano que vem, com fé em Deus, vai ser a melhor colocação”, concluiu.
Para o secretário, sendo ele o principal atleta da cidade, é motivo de orgulho para o município. “Gilvan é o principal atleta do município de bicicross, tem uma longa tradição no município. Tem orgulho de se apresentar como munícipe, mas o fato principal é que Gilvan nos orgulha. Nos orgulha pelo ser humano que é, por ser multicampeão, nos orgulha por se apresentar veemente como munícipe”, elogiou.
O titular da pasta confia na evolução do atleta e projeta voos maiores para o munícipe. “Esse 3º lugar vai fazer com que ele cresça muito no bicicross. Esse resultado vai fazer com que a cidade compreenda melhor a modalidade. Então, parabéns Gilvan, para a nossa cidade, que continua sendo a cidade do esporte na Bahia”, concluiu.