HomeCulturaEmpresa global de cultura afro-urbana, Trace Brasil muda operações de São Paulo...

Empresa global de cultura afro-urbana, Trace Brasil muda operações de São Paulo para Salvador

Salvador é a cidade escolhida pela Trace Brasil, maior plataforma de criação de conteúdo afro-urbano do mundo, para abrigar a sua nova sede e para ser o centro de operações da empresa, que hoje funciona em São Paulo, a partir do segundo semestre de 2023. A transferência, realizada em parceria com a Prefeitura de Salvador, alinha-se às iniciativas de desenvolvimento do setor audiovisual da capital baiana, a exemplo do programa SalCine.  

Com uma presença global e forte abrangência na África, Europa, Caribe e Estados Unidos, a Trace Brasil é vista como parceira ideal para expandir a força de Salvador como um polo de expressão da cultura afro-diaspórica. A chegada da empresa irá beneficiar produções e lançamentos audiovisuais focados exclusivamente na Cultura Afro, colaborando para o crescimento e expansão deste segmento na capital baiana e projetando-o não só para o Brasil, mas para o mundo. 

“Não poderia haver lugar melhor no mundo para a Trace se instalar no Brasil. Esse será mais um ativo para a nossa capital, a cidade mais negra fora da África, com um patrimônio cultural e histórico incalculável. Com certeza, diversas parcerias entre a prefeitura e a Trace serão construídas, dentro do nosso esforço em reafirmar e potencializar Salvador como capital afro das Américas. Os canais da Trace chegam a mais de 180 países, 26 deles só na África”, destacou o prefeito Bruno Reis. 

A transferência da sede da empresa, que atinge mais de 35 milhões de pessoas por meio do canal Trace Brasil, distribuído pelas principais operadoras a cabo e fast tvs, também tem como objetivo fortalecer a presença da empresa no país, acompanhando a expansão econômica que Salvador tem experimentado. Com a maior concentração de pessoas negras no Brasil, a capital baiana é vista como o ambiente ideal para fomentar e solidificar iniciativas de comunicação e mídia direcionadas ao público afro-diaspórico. 

O CEO da Trace Brasil, Bruno Batista, afirma que ter a nova sede em Salvador representa “uma nova história para a empresa no Brasil”: “Sem nenhum exagero. A Trace está há quase quatro anos no país e a gente fez um trabalho muito importante de construção das nossas plataformas e da nossa marca. Porém, a vinda para Salvador é definitivamente o ponto inicial desse novo momento, onde a Trace vai começar de fato a prestar serviço, que é o nosso real propósito no mundo. É colocar as pessoas nesse ambiente de bem-estar, reconhecimento, positividade, empoderamento”, disse. 

A nova sede da Trace Brasil estará localizada no Polo de Economia Criativa DOCA1, no bairro do Comércio, um espaço vibrante e inovador com vista para a Baía de Todos os Santos. Com estúdios de gravação, auditório, centros de treinamento, espaço gourmet, restaurantes, estúdios e palcos, o DOCA1 se tornará um hub estratégico para atividades e serviços relacionados à produção de conteúdo, treinamentos, consultoria e muito mais.  

Para o secretário de Cultura e Turismo (Secult) de Salvador, Pedro Tourinho, a vinda da Trace Brasil é a comprovação do potencial da capital baiana enquanto polo cultural e de produção audiovisual. “Nada pode fazer mais sentido do que a sede no Brasil de um dos mais importantes grupos mundiais de conteúdo negro e diaspórico estar em Salvador. Fizemos o chamado em abril, e hoje podemos comemorar que a Trace já está instalada, trabalhando e produzindo em Salvador”, destacou. Dados da Secult indicam que mais de 85% das produções audiovisuais baianas são gravadas em Salvador. 

Projetos – O primeiro projeto fruto da parceria entre a Prefeitura de Salvador e a Trace Brasil foi a transmissão do show Sambaqui, com BaianaSystem e convidados, no 2 de julho, em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil na Bahia. No dia 14, será lançada a série “A Revolução do Tambor”, como parte da programação do projeto Salvador Capital Afro. A Trace também será responsável pela cobertura oficial das atividades em celebração ao Novembro Negro, além da realização dos festivais de cultura e música Trace Fest, em Salvador, e Trace Awards & Festival, em Kigali, Ruanda. 

Com o lançamento no mês de maio do SalCine, plano municipal com foco no desenvolvimento do setor audiovisual em Salvador, a previsão é de contínua expansão do segmento. Fomentando a produção de longas, médias e curtas-metragens, além do desenvolvimento de games, o SalCine vai reafirmar a posição de Salvador no mercado audiovisual. A mudança das operações da Trace Brasil alinha-se então a este momento, projetando cada vez mais os produtores, diretores e artistas locais. 

O SalCine vai abranger desde a capacitação de mão de obra qualificada, passando por locação de equipamentos e captação de imagens, até a garantia de lançamento das produções em Salvador. Com a criação prevista do Salvador Film Commission, projeto do SalCine, a capital baiana irá atrair a produção e criação de festivais em solo soteropolitano, além de estabelecer estruturas de grande porte para filmagens indoor, aliadas ao grande potencial da cidade para locações externas. 

Ao lado da Secretaria de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec), a Secult e Trace Brasil vão garantir que o mercado audiovisual focado na Cultura Afro receba suporte desde a produção até o lançamento. “A chegada da Trace em nossa cidade vem confirmar e reforçar a estratégia de diversificação de nossa matriz econômica, que tem sido trabalhada pela nossa gestão, fortalecendo o setor afrocriativo, que tem uma potência e capacidade de transformação inquestionável em Salvador”, afirma Mila Paes, titular da Semdec. 

Sobre a Trace – A Trace é uma empresa global de mídia e entretenimento dedicada a promover e celebrar a cultura afro-diaspórica. Fundada em 2003, em Paris, a Trace possui uma presença significativa em todo o mundo, oferecendo uma ampla gama de plataformas e conteúdos que destacam a música, a arte, a moda, o esporte e o estilo de vida da comunidade afro. 

A Trace Brasil é parte da Trace Global e foi estabelecida especificamente para atender ao público brasileiro. A companhia tem como objetivo principal fortalecer e promover a cultura afro-urbana brasileira, valorizando as contribuições históricas e contemporâneas dos afrodescendentes no país. 

Através de suas plataformas de televisão, redes sociais, internet e eventos ao vivo, a Trace Brasil oferece uma programação diversificada, com destaque para artistas, músicos e personalidades negras. O canal Trace Brasil, que é distribuído pelas principais operadoras a cabo e fast tvs, alcança hoje mais de 35 milhões de pessoas e obtém audiência média de 10 milhões de pessoas todos os meses. A empresa busca ampliar a visibilidade desses talentos, além de fomentar o diálogo sobre questões sociais, culturais e políticas relevantes para a comunidade afro urbana brasileira. 

A Trace Brasil também se dedica a promover a inclusão e a diversidade nos setores de mídia e entretenimento. Através de parcerias estratégicas com instituições governamentais e culturais, a Trace Brasil busca apoiar projetos e iniciativas que promovam o desenvolvimento de talentos negros, impulsionem a economia criativa e contribuam para a representatividade e a igualdade de oportunidades. 

Com a mudança estratégica de sua sede para Salvador, a Trace Brasil reforça seu compromisso com a cultura afro-brasileira. A empresa se posiciona como uma parceira importante na promoção da diversidade, na valorização da história e das expressões artísticas afro-diaspóricas, bem como no impulsionamento do empreendedorismo e da inovação na região. 

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments