As águas calmas da praia da Preguiça, no Comércio, recebem a primeira edição do Festival Mar e Elas neste sábado (4), às 6h30. O evento contará com uma maratona aquática e atividades de bem-estar e saúde, todos voltados para mulheres. A atividade é fruto da parceria entre a Prefeitura, através das secretarias municipais de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), a Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) e a Associação dos Nadadores Masters da Bahia (Anmba).
Com o intuito de fomentar a prática da natação entre mulheres, o Festival terá duas provas: 150 metros para as iniciantes, que irão nadar acompanhadas das madrinhas, atletas com certa experiência; e 1,5 km para as nadadoras praticantes. A expectativa é reunir 200 participantes e as três primeiras colocadas na categoria 1,5 km subirão ao pódio.
Todas as nadadoras, em ambas as categorias, serão premiadas com medalhas. Além da maratona aquática, o público feminino poderá desfrutar de aulas de ioga, swing baiano, palestra informativa, espaço zen com massagem, SPA esportivo e café da manhã.
Nadadora desde os 23 anos, a conselheira da Anmba, Joana Cantolino, 40 anos, comenta entusiasmada sobre a realização da primeira edição do evento. “Será um lindo momento de estimular nadadoras que nunca nadaram no mar por medo ou falta de oportunidade. As madrinhas irão conduzir suas afilhadas, mostrando ainda a importância da sororidade, de uma mulher sempre estender a mão para as outras”, diz.
Atualmente na categoria master, a atleta lembra o quanto o esporte aquático foi importante no controle da asma identificada na infância. “Começar a nadar contribuiu muito para ajudar no controle dessa doença crônica. A natação é um esporte completo. Além de ajudar na melhora da saúde física, previne a depressão, estresse, alivia problemas respiratórios e hormonais. É também uma importante ferramenta de socialização e construção de amizades. A comunidade aquática é uma família”, conclui a nadadora.
Estímulo – O diretor geral de Esportes e Lazer da Sempre, Felipe Lucas, ressalta que a gestão pública municipal tem tido a preocupação de incluir e apoiar cada vez mais modalidades e públicos. “Esse evento é especial, uma competição em mar aberto, que considero ter toda relação com a geografia da nossa cidade, já que Salvador é uma capital banhada pelo mar. O festival traz também o elemento simbólico de dar destaque para as mulheres, neste mês que também é voltado para algumas dessas competidoras que são mães ou tem o apoio dessas mulheres em suas jornadas”, frisa.
Praticante da natação na época estudantil, a secretária da SPMJ, Fernanda Lordêlo, fez questão de reforçar a importância do incentivo do esporte entre mulheres. “É fundamental um projeto que visa estimular a natação feminina. Temos grandes nomes despontando como Ana Marcela e Viviane Montes. Mulheres que se destacam em competições de águas abertas e tantas outras que estão conquistando espaço no esporte. Podemos e devemos incentivar o público feminino a competir”, diz.
A prática da natação como ferramenta de saúde física, mental e espaço de empoderamento feminino também é incentivada pela titular da pasta. “É mais uma forma de mostrar que todos os espaços são femininos, que o lugar da mulher é onde ela quiser. Esse é um projeto criado com carinho, com uma prova curta para iniciantes, para incentivar e estimular novas atletas”, pontua Fernanda.
Programação:
• 6h30 às 7h30 – Marcação
• 6h30 às 7h15 – Yoga
• 07h30 – Prova 150 metros (Iniciantes com madrinhas)
• 7h30 às 10h30 – Espaço Zen com massagem
• 8h – Prova de 1,5km
• 8h30 – Café da manhã
• 8h45 – Aula de swing baiano
• 9h15 – Palestra
• 9h45 – Premiação
• 10h30 – Encerramento