Cerca de 100 servidores, dentre alunos do Curso de Formação Profissional (CFP), instrutores e coordenadores da Guarda Civil Municipal (GCM) participam, neste sábado (7), da segunda edição da Corrida Solidária. A competição percorrerá 7 km na Avenida San Martin, das 6h às 9h, tendo como ponto de largada e chegada a sede da GCM. O evento visa também arrecadar alimentos não perecíveis para doação.
Organizado pelos centros de Formação e Valorização, setores vinculados à Gerência de Desenvolvimento Humano da GCM, a corrida faz parte da grade curricular da disciplina Práticas de Saúde. Outros grupamentos da instituição prestarão apoio no trajeto, realizando as intervenções necessárias no trânsito, garantindo a segurança dos alunos, pontos para hidratação e suporte de primeiros socorros, em caso de necessidade.
Depois de meses de treinamento intensivo, o percurso da corrida funciona como ponto de nivelamento da tropa, que em breve estará compondo o efetivo da Guarda Municipal nas ruas de Salvador. A gerente de Desenvolvimento Humano da GCM, Mariana Carneiro, lembra que o evento marca o encerramento das disciplinas de Práticas de Saúde e Funcional Tático, responsáveis pelo condicionamento físico e bem-estar do servidor, condições necessárias para execução das atividades de campo.
“Além de promover a integração entre os alunos e instrutores e ser um indicador que o fim do curso está se aproximando, a corrida também tem o cunho social. Todos os participantes deverão trazer 1 kg de alimento não perecível e o montante será doado para uma instituição de caridade”, destaca Mariana.