O Grupamento de Operações Aéreas (GOA), do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA), transportou nesta quarta-feira (5) uma paciente que apresentava sintomas de insuficiência cardíaca descompensada. A mulher estava na Unidade de Saúde da Família da Ilha de Maré e foi levada para o Hospital Municipal de Salvador.
“A remoção aeromédica é fundamental nesse tipo de situação. Com a rapidez do transporte de forma segura, o paciente consegue atendimento especializado também de forma mais rápida. O que aumenta a estatística da sobrevida. Para nós esse atendimento é extremamente gratificante e até emocionante, pois estamos ajudando a melhorar a qualidade de vida de alguém, de forma extremamente competente”, explicou o tenente-coronel Reinaldo Souza.
Um médico intervencionista também acompanhou o traslado da paciente. O profissional embarcou na capital baiana e seguiu com a equipe para a ilha de Maré e retornou para Salvador, onde a paciente foi deixada para atendimento especializado. Esse acompanhamento é fundamental para que a vítima seja assistida de forma segura durante todo o trajeto.