HomeCidadeHospital Humberto Castro Lima pede apoio para revisão da tabela do SUS

Hospital Humberto Castro Lima pede apoio para revisão da tabela do SUS

Prestes a completar 66 anos no próximo dia 3, o Hospital Humberto Castro Lima, referência no tratamento da visão e no combate à cegueira, com atendimento majoritariamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), foi destaque na 63ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Salvador, na tarde desta segunda-feira (29).

A necessidade de maior reconhecimento do poder público à unidade, que somente em Salvador realiza 500 mil atendimentos por ano, e o pedido de apoio para mudanças na tabela do SUS, considerada significativamente defasada, deram o tom do discurso da representante do hospital na Tribuna Popular, Mônica Marques. Segundo o Conselho Federal de Medicina, a última grande correção ocorreu em 2012, e as defasagens chegam a milhares por cento em muitos procedimentos.

“É importante que o Poder Público, vereadores, deputados, prefeitos, secretários, todas as esferas, entenda que nós, enquanto grande potência, somos parceiros e não deveríamos estar sempre de pires na mão. Somos complementares e precisamos caminhar juntos. Afinal, uma pessoa doente não trabalha bem, não tem uma família tranquila, não preserva a saúde mental, e os impactos são muitos. No caso da oftalmologia, que é o nosso foco, trata-se de uma das perdas de sentido mais impactantes. Quando alguém fica cego, precisa reaprender a viver: depende de cuidador, de familiares, precisa de ajuda até para pegar um ônibus, não pode dirigir, a forma de trabalho muda, e a dependência é enorme. Isso é muito impactante”, destacou Marques, ao conclamar por apoio.

O vereador Maurício Trindade (PP) foi um dos que se comprometeram a auxiliar o hospital na busca por emendas na Câmara Federal. Também manifestaram apoio a líder da oposição, vereadora Aladilce Souza (PCdoB), a colega Marta Rodrigues (PT), o vereador Cezar Leite (PL) e Sílvio Humberto (PSB).

Além de Salvador, o hospital atende cerca de 94% dos municípios baianos e mantém a maior estrutura de oftalmologia da Bahia.

RELATED ARTICLES
- Advertisment -

Most Popular

Recent Comments