O Instituto Cervantes Salvador e o Gabinete Português de Leitura da Bahia assinaram um convênio de cooperação para a realização de atividades culturais, educacionais e de promoção das línguas e das culturas portuguesa, galega e espanhola na Bahia.
O acordo estabelece a realização de eventos culturais, palestras, exposições e concertos, além da promoção de cursos, oficinas e seminários relacionados ao ensino das três línguas. Ainda de acordo com o documento, as instituições se comprometem a cooperar nas atividades promovidas por ambas e promover um intercâmbio de conhecimento e experiências nas áreas de literatura e história, por exemplo.
“Essa é uma parceria que terá frutos importantes para os países e, especialmente, para Salvador. Estamos muito felizes de poder celebrar um acordo desta dimensão com o Gabinete Português de Leitura da Bahia, que é uma instituição reconhecida por seu trabalho nesses mais de 160 anos. Hoje é um dia para celebrar”, afirmou Daniel Gallego Arcas, diretor do Instituto Cervantes Salvador.
A assinatura do convênio aconteceu na sede do Gabinete Português de Leitura, na Praça da Piedade, em Salvador, e contou com as presenças do Cônsul Geral da Espanha em Salvador, Ignacio Pérez Cambra, do Cônsul Geral de Portugal em Salvador, Jorge Fonseca, e da presidenta do Conselho de Cultura da Galícia, Rosario Álvarez. A expectativa é de que o convênio, que tem prazo de dois anos, possa contribuir para impulsionar ainda mais a promoção de atividades culturais e artísticas na capital baiana.
Instituto Cervantes
O Instituto Cervantes é uma instituição criada pelo Governo da Espanha em 1991 para promover, ensinar espanhol e divulgar a cultura da Espanha e dos países hispanofalantes ao redor do mundo. Está presente nos cinco continentes com cerca de 90 centros, e a sede localizada em Salvador forma parte desta importante aposta da instituição para o ensino do espanhol no Brasil, país que atualmente possui o maior número de centros da rede.