Visando reconhecer e valorizar os agentes da Polícia Militar, por entender que a função desempenhada por eles é essencial para a sociedade, o deputado Jurailton Santos (Republicanos) indicou ao governador Jerônimo Rodrigues que reserve uma hora do dia de serviço do policial militar para a realização de atividade física. Ele justificou a indicação ponderando que, “no quesito saúde, esses profissionais necessitam de cuidados especiais, da preservação do corpo e da mente”.
Segundo o deputado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda até 300 minutos de atividade física semanal, “pois promove benefícios para o corpo e a mente”. O parlamentar afirma que o Estado do Paraná já reconhece a importância da atividade física para os policiais militares “e estimula que eles aproveitem os meios disponibilizados”.
Jurailton Santos concluiu o documento legislativo reafirmando que “a atividade física contribui significativamente para a saúde mental dos profissionais”, adiantando que “o agente da segurança pública pode precisar levar junto ao seu corpo alguns equipamentos, tais como: colete balístico, armas de fogo, algemas, radiocomunicador, cartuchos, dentre outros materiais, a depender da unidade especializada”.