Durante o Encontro Nacional Urban95 2024, ocorrido entre os dias 21 e 23 de abril, em Recife (PE), a Prefeitura de Salvador, através do Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância (Neapi), compartilhou vivências de programas e políticas públicas adotadas para crianças na primeira infância que vivem na capital baiana. Salvador levou como boa prática a estrutura de Governança e Sustentabilidade do próprio Núcleo.
A capital baiana se destaca por possuir uma unidade dedicada especialmente às crianças de zero a 6 anos, cuja missão é articular a elaboração, implementação e monitoramento de políticas públicas voltadas à primeira infância, integrando os diversos setores da Prefeitura. Presente no evento, a coordenadora do Núcleo Especial de Apoio à Primeira Infância (Neapi), Simone Café, afirma que a gestão pública da capital baiana tem um olhar sensível para essa faixa etária.
“É extremamente necessário ter um trabalho direcionado para a primeira infância. A maioria das cidades não possui uma unidade específica dedicada a essa fase inicial da vida das crianças”, afirma.
A coordenadora considera que o encontro foi uma oportunidade para celebrar e compartilhar informações sobre ações, programas e serviços voltados para os primeiros anos de vida deste público. “A troca de experiências entre as 28 cidades não apenas estimulou e fortaleceu a política pública no Brasil, como também reforçou o compromisso contínuo de criar cidades mais amigáveis para as crianças de zero a seis anos, garantindo seu bem-estar e desenvolvimento integral”, enfatiza Simone.
Inspiração – Nos três dias do evento (21 a 23 de abril), representantes de 28 cidades brasileiras entre prefeitos, vice-prefeitos, secretários e técnicos trocaram experiências, firmaram parcerias e conheceram o trabalho desenvolvido na capital pernambucana. Ao final do evento, foram listados avanços e desafios na construção de políticas públicas para bebês, crianças e cuidadores.
Além dos debates, palestras e grupos de discussão, os participantes conheceram algumas iniciativas recifenses, que são consideradas ” cases ” de sucesso. Um exemplo são os Parques Naturalizados, espaços ao ar livre, com brinquedos, mobiliário e estruturas desenvolvidas principalmente a partir de elementos naturais que incentivam o brincar em contato com a natureza. “Foi um projeto que conhecemos e que me encantou muito, por incentivar o brincar livre, a convivência, o vínculo com o espaço público, com a natureza e o prazer de estar a céu aberto. Salvador é rica demais em espaços naturais, podemos desenvolver essa iniciativa de maneira muito proveitosa para nossas crianças”, frisa a coordenadora do Neapi.
Também participam do evento representantes da Fundação Van Leer; do Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip); e dos parceiros técnicos Estúdio +1, Espaço Àra, Alana, Allma, Ateliê Navio, Descobrir Brincando, Lab da Cidade, Coletivo Mãos, Ikone e Coletivo Taboa. O Encontro Urban95 é organizado pela Fundação Van Leer em parceria com a prefeitura de Recife e a Agência Recife para Inovação e Estratégias (Aries), com apoio logístico do Centro de Criação de Imagem Popular (Cecip).
Urban95 – É uma iniciativa internacional da Fundação Van Leer que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento
urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a eles. Através da parceria com a rede, gestores públicos e técnicos recebem apoio e capacitação sobre formas de contribuir com o desenvolvimento integral das crianças a partir da experiência das cidades, identificando e atuando nos territórios onde os bebês e suas famílias estão, em especial aqueles mais vulneráveis.