Conectando o Futuro: o programa Brasil Digital e a implantação de emissoras legislativas para uma comunicação pública eficaz. Este foi o tema do segundo painel de debates, realizado na tarde desta quarta-feira (11), durante o primeiro dia do 1º Encontro de Comunicação Legislativa da Bahia. O diretor-geral da Empresa Brasil de Comunicação, Bráulio Ribeiro, fez uma longa explanação sobre a EBC, uma empresa pública federal, criada em outubro de 2007, que engloba um grande conglomerado de mídia. A Rede Nacional de Comunicação Pública possui atualmente 126 emissoras de TV afiliadas, com um alcance de 111 milhões de pessoas, e 162 emissoras de rádios afiliadas, atingindo 51 milhões de ouvintes em todo território nacional.
Bráulio Ribeiro falou sobre os diversos programas criados pela nova TV Brasil e ressaltou a recente premiação do “Sem Censura”, apresentado pela atriz Cissa Guimarães, que foi escolhido, pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) como o melhor programa de entrevistas do Brasil. O dirigente da EBC destacou ainda o Programa Brasil Digital, instituído em maio de 2024 pelo Ministério das Comunicações, que visa levar conteúdo público e gratuito para a população brasileira, promovendo a inclusão digital. “De nada adianta um vasto conteúdo se isso não chega às pessoas. Quando a gente fala de televisão e rádio, estamos falando de antena e sinal chegando na tv e no radinho. Esse programa de interiorização e expansão do sinal de comunicação pública para 250 cidades é um direito de todos que necessitam ter um amplo acesso à informação”, salientou.
LEGISLAÇÃO
Presidente da Associação Brasileira de Televisão Universitária (ABTU), Francisco Machado Filho informou que “no país existem 180 emissoras universitárias, mas apenas 102 são abertas, porque é muito difícil conseguir uma concessão”. Ele discorreu sobre os tempos antigos do sinal na tv a cabo, apontou os novos desafios da tecnologia para o streaming e pediu uma legislação que garanta direitos para todos. “Pagamos impostos que todas as televisões educativas pagam, inclusive para o Ecad, que é um problema seríssimo, por ser uma tv aberta. Estamos comemorando hoje esse acordo de cooperação assinado com a Astral aqui em Salvador. Temos de sensibilizar os nossos deputados e senadores de que é necessário, no momento atual, rever a legislação, que é muito atrasada”, destacou.
O terceiro convidado a compartilhar seus conhecimentos com o público foi Carlos Neiva, vice-presidente de Relações Institucionais, Rede e Tecnologia da Astral. Na apresentação, descreveu o funcionamento da Rede Legislativa de Rádio e TV Câmara, criada em 2012, integrando câmaras municipais, assembleias legislativas, câmara dos deputados e senado federal. Esta rede é composta de 1.618 estações de TV com alcance de 128 milhões de pessoas em 2.210 municípios, além de 25 estações de rádio, abrangendo um público de 15 milhões de pessoas em 70 municípios brasileiros. Carlos Neiva explicou como as cidades podem fazer parte da rede legislativa, quais os custos necessários com equipamentos para a implantação da emissora e como fazer a inscrição no Programa Brasil Digital.
O vice-presidente da Astral concluiu seu pronunciamento convidando a todos para o Encontro da Rede Legislativa de Rádio e TV, com o tema Expansão e Futuro, que será realizado em Brasília, nos dias 3 e 4 de julho. “A Bahia precisa marcar presença neste evento. Vamos discutir temas bem interessantes. Dentre eles, a nova tecnologia TV 3.0, desenvolvimento de aplicativos e Inteligência Artificial”, anunciou o representante da entidade maior das emissoras legislativas. Os interessados na implantação de um canal devem se comunicar através do telefone e whatsapp (61) 3216-1515 e pelo e-mail redelegislativa@camara.leg.br.
CREDIBILIDADE
Depois do painel de debates, os participantes acompanharam duas palestras com o conteúdo voltado para o universo da política. Fundadora do Portal do Assessor, Gisele Meter, especialista em marketing político e gestão de crise, discursou sobre a temática “Conquistando corações e mentes: estratégias de comunicação e marketing digital para políticos”. A psicóloga começou dizendo que “todo político deve sempre pensar no tamanho do eleitorado que pode votar nele”. Lembrou que foi uma menina pobre de uma favela de Curitiba, que perdeu o pai muito cedo e teve de cuidar da mãe e dos irmãos com apenas 12 anos. Grávida com 15 anos, a jornalista revelou que duas mulheres mudaram a sua vida. A primeira, a enfermeira Maria, através de um programa materno, lhe deu confiança. A segunda, uma mulher negra, cujo nome não se recorda, lhe trouxe inspiração para estar em um palco. “Todos os dias da minha vida eu quis ser igual àquela mulher, porque ela me gerou credibilidade. Então, pergunto a vocês: já pensou se elas tivessem rede social, quantas Giseles poderiam transformar? É essa possibilidade que vocês têm hoje. Vocês não têm ideia da quantidade de pessoas que atingem com a comunicação!”, afirmou.
Sobre a comunicação na rede social, Gisele Meter alertou sobre a responsabilidade que os políticos devem ter na divulgação das postagens e vídeos. Segundo a também consultora e jornalista, é preciso ter posicionamento, sempre com a figura pública se pronunciando e ocupando a mente das pessoas. “Não é trabalhar com algo novo, mas atuar no repertório que já existe. Quando você quiser se posicionar, não busque posicionamento dentro de sua cabeça, mas dentro da cabeça de quem você quer atingir. Fale a língua do povo e aquilo que ele quer ouvir”, aconselhou a especialista, que disponibilizou para o público presente o método que criou, denominado CAPITAL: Conexão com as pessoas; Autoridade para força e protagonismo; Pessoas para poder se identificar; Informação para exercer liderança; Trabalho para mostrar seu impacto; Autenticidade para ser única; e Legado para construir sua história.
PLANEJAMENTO
Nos 417 municípios da Bahia, de acordo com dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), existem 4.599 vereadores. Nascido em Monte Santo, o publicitário Wallas Henrique, um apaixonado pela política, foi quem proferiu a última palestra do dia. Especialista em comunicação legislativa, mostrou aos vereadores e vereadoras como utilizar a comunicação para tornar um mandato eficiente e digital. Para Wallas, Planejamento, Criação de Conteúdo e Divulgação são os atributos principais para que os vereadores consigam ter eficiência nas redes sociais. Esclareceu ainda como deve ser a atuação dos políticos, que precisam mostrar Eficiência, “performando de maneira clara, sem enrolações, não prometendo céus e terras para os eleitores”.
Wallas Henrique destacou ainda que a boa Comunicação é fundamental na conquista do mandato, ao apresentar números que confirmam a importância de se falar diretamente para as pessoas: “60% do eleitorado dá um Google para saber sobre os candidatos, 43% já decidiram votar após consultar as redes sociais e 79% usam o WhatsApp como fonte de informação. Comunicação não é o que você fala, e sim o que o outro entende”, finalizou o publicitário.