Com o objetivo de auxiliar e orientar servidores públicos no processo da aposentadoria, a Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), formará a terceira turma do Programa de Preparação para Aposentadoria (PPA). As aulas, debates e palestras ocorrerão nos dias 9, 16, 23, 30 de novembro e 7 e 14 de dezembro, sempre das 13h30 às 17h, no 3ª andar da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), na Rua das Vassouras, Centro.
O principal propósito da iniciativa é possibilitar melhor planejamento da vida depois da aposentadoria. As ações visam orientar servidores sobre novas áreas de interesse, descobertas de potencialidades, despertando o reconhecimento da capacidade de seguir em frente com qualidade de vida e bem-estar emocional.
O diretor de Gestão de Pessoas da Semge, Gustavo Moris, declara que muitos servidores e empregados públicos não possuem um projeto de vida para esse momento, e isso pode gerar prejuízos na saúde física, mental e financeira.
“A perda da identidade profissional que chega com o fim da carreira requer um esforço de reconstrução da sua identidade pessoal por parte do servidor. Entendendo esse cenário, a Prefeitura entra para apoiar seus servidores nesse momento. A ideia é que possam aprender, criar e replicar estratégias de enfrentamento exitosas. É isso que esperamos desses servidores aposentados ao fim do programa”, frisa.
Valorização – O PPA visa ainda a formação de colaboradores para atuarem como facilitadores da ação. Outra vertente é a operacionalização do PPA nos órgãos e entidades da Prefeitura. “É uma forma de valorizar esses servidores que tanto contribuíram com a gestão municipal, com a comunidade e com os cidadãos, possibilitando acesso ao que há de mais novo e embasado nos programas de preparação de aposentadoria no Brasil”, finaliza Moris.
Nas edições realizadas em abril e agosto, cerca de 77 servidores foram beneficiados com debates e formação. Uma das palestras de destaque foi ministrada pelo professor José Carlos Zanelli, referência na área da psicologia do trabalho.