Uma equipe da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor de Lauro de Freitas (Procon) esteve presente, na manhã desta terça-feira (8), no Centro e no Parque Shopping da Bahia, cumprindo a “Operação Dia dos Pais”, que será comemorado no próximo domingo (13). O objetivo da ação é verificar se as lojas estão cumprindo o Código do Direito do Consumidor, além de averiguar questões de regularidade do estabelecimento.
A diretora de fiscalização do Procon, Natali Santos, explicou o procedimento e como o órgão atua. O objetivo é verificar se os estabelecimentos comerciais estão cumprindo o que rege o Código de Defesa do Consumidor. “A primeira coisa que fazemos na abordagem é questionar se possuem o código do consumidor na loja e procuramos orientar que é necessário que fique à mostra. Ainda mais nessa época do Dia dos Pais, que incrementa as vendas de artigos de presentes, analisamos também a questão do preço”, disse.
Segundo a diretora, algumas lojas foram flagradas sem a precificação, que é determinada. “Identificamos em algumas lojas a falta de preços em determinadas peças ou produtos. Isso é uma irregularidade. Quando se trata de várias araras sem preço nas gôndolas, a gente dá um prazo para que a loja faça a reparação. Quando é de imediato permanecemos no local até ser feita a regularização. Todas informações sobre forma de pagamento tem que estar à amostra”, completou.
Natali ainda fez um alerta para os consumidores. É preciso estar atento aos valores para pagamento à vista e no cartão de crédito. “As lojas que vendem com preço no cartão e é um valor e no dinheiro é outro valor, orientamos aos lojistas que essa informação seja colocada à mostra numa placa, num informativo, que seja visível ao consumidor”, alertou.
Há 25 anos no ramo de rouparia e calçados masculinos, Gilvan Silva, que é subgerente de uma loja no equipamento comercial, aprovou a fiscalização. “Tem que ser feito e temos que respeitar. É um direito do consumidor e um direito nosso. Tá tudo em ordem e graças a Deus estamos com tudo regularizado”, contou. Sobre a vendagem, Gilvan espera que o movimento cresça nos próximos dias. “As expectativas de venda são as melhores. Queria vender de segunda até sábado, né? Geralmente no final da tarde dá um movimento maior e espero que aconteça, que a gente venda bastante, porque é o nosso segundo dezembro”, concluiu.